rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve

Apoio psiquiátrico para adultos em destaque nas 16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve

Organizadas pela Associação para Estudos de Psiquiatria e de Saúde Mental do Algarve (Associação Raia Psiquiátrica) as 16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve, na edição de 2014, intituladas «Na Saúde e na Doença», juntam especialistas da área da psiquiatria e profissionais de saúde nacionais e internacionais dos cuidados de saúde primários e hospitalares, entre os dias 28 a 30 de abril, em Carvoeiro, com o intuito de debater o presente e o futuro da psiquiatria para o bem dos utentes.

Durante a Cerimónia Inaugural, o Presidente das Jornadas e Diretor do Serviço de Psiquiatria do Departamento de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve, Dr. David Estevens, lançou a pergunta «Onde pára a Psiquiatria?» como mote para discussão nestes dias das jornadas.

Por seu lado, o Presidente da ARP, Dr. Daniel Seabra, aproveitou a ocasião para congratular o empenho da comissão organizadora das Jornadas e sublinhar a importância da partilha de conhecimento e experiências entre colegas.

A vereadora das áreas da Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Lagoa, Dra. Manuela Simão, reiterou que a saúde mental é «uma das grandes prioridades para as autarquias», deixando uma palavra de esperança e de incentivo de «que a saúde mental no Algarve vai melhorar».

Reforçando a importância do apoio das autarquias na área da saúde mental, o Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Dr. Álvaro Carvalho, abordou também o levantamento em curso realizado pelo grupo de trabalho que inclui a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e as Administrações Regionais de Saúde (ARS), com o objetivo de encontrar soluções para os cuidados continuados integrados de saúde mental.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. João Moura Reis, destacou que a área da saúde mental «exige de nós uma grande responsabilidade profissional e disponibilidade pessoal para exercermos a nossa atividade diária, sempre com o bem-estar dos nossos utentes em mente», sendo «um compromisso de fundo» entre profissionais para com os doentes que poderá vir a «durar uma vida, até que a morte nos separe», fazendo alusão ao tema das jornadas «Na Saúde e na Doença».

Dando como exemplo o trabalho desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Algarve, ao longo dos últimos anos, com «particular atenção às questões de promoção da saúde mental nas crianças e jovens» que tem permitido uma «melhoria contínua e sustentada da prestação de cuidados de saúde materna e neonatal das crianças» na Região do Algarve.

A terminar a sua intervenção o dirigente da ARS Algarve sublinhou, no entanto, que «considerando as consequências dos novos problemas de saúde mental ligados à crise e às condicionantes resultantes do atual momento que o país atravessa, esta área terá de ser ainda mais reforçada, designadamente, para o público-alvo adulto e sobretudo na área dos cuidados continuados integrados de saúde mental».

De destacar ainda que durante a Cerimónia Inaugural das 16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve foi prestada pela organização uma homenagem in Memoriam ao Prof. Doutor José Pestana Cruz.

Mais informações: 16ª Jornadas de Saúde Mental do Algarve

ARS Algarve IP
Voltar
RSE - Area Cidadão