16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve
Apoio psiquiátrico para adultos em destaque nas 16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve
Organizadas pela Associação para Estudos de Psiquiatria e de Saúde Mental do Algarve (Associação Raia Psiquiátrica) as 16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve, na edição de 2014, intituladas «Na Saúde e na Doença», juntam especialistas da área da psiquiatria e profissionais de saúde nacionais e internacionais dos cuidados de saúde primários e hospitalares, entre os dias 28 a 30 de abril, em Carvoeiro, com o intuito de debater o presente e o futuro da psiquiatria para o bem dos utentes.
Durante a Cerimónia Inaugural, o Presidente das Jornadas e Diretor do Serviço de Psiquiatria do Departamento de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve, Dr. David Estevens, lançou a pergunta «Onde pára a Psiquiatria?» como mote para discussão nestes dias das jornadas.
Por seu lado, o Presidente da ARP, Dr. Daniel Seabra, aproveitou a ocasião para congratular o empenho da comissão organizadora das Jornadas e sublinhar a importância da partilha de conhecimento e experiências entre colegas.
A vereadora das áreas da Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Lagoa, Dra. Manuela Simão, reiterou que a saúde mental é «uma das grandes prioridades para as autarquias», deixando uma palavra de esperança e de incentivo de «que a saúde mental no Algarve vai melhorar».
Reforçando a importância do apoio das autarquias na área da saúde mental, o Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Dr. Álvaro Carvalho, abordou também o levantamento em curso realizado pelo grupo de trabalho que inclui a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e as Administrações Regionais de Saúde (ARS), com o objetivo de encontrar soluções para os cuidados continuados integrados de saúde mental.
Por sua vez, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. João Moura Reis, destacou que a área da saúde mental «exige de nós uma grande responsabilidade profissional e disponibilidade pessoal para exercermos a nossa atividade diária, sempre com o bem-estar dos nossos utentes em mente», sendo «um compromisso de fundo» entre profissionais para com os doentes que poderá vir a «durar uma vida, até que a morte nos separe», fazendo alusão ao tema das jornadas «Na Saúde e na Doença».
Dando como exemplo o trabalho desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Algarve, ao longo dos últimos anos, com «particular atenção às questões de promoção da saúde mental nas crianças e jovens» que tem permitido uma «melhoria contínua e sustentada da prestação de cuidados de saúde materna e neonatal das crianças» na Região do Algarve.
A terminar a sua intervenção o dirigente da ARS Algarve sublinhou, no entanto, que «considerando as consequências dos novos problemas de saúde mental ligados à crise e às condicionantes resultantes do atual momento que o país atravessa, esta área terá de ser ainda mais reforçada, designadamente, para o público-alvo adulto e sobretudo na área dos cuidados continuados integrados de saúde mental».
De destacar ainda que durante a Cerimónia Inaugural das 16as Jornadas de Saúde Mental do Algarve foi prestada pela organização uma homenagem in Memoriam ao Prof. Doutor José Pestana Cruz.
Mais informações: 16ª Jornadas de Saúde Mental do Algarve