17ª Jornadas de Cardiologia em Medicina Familiar da Zona Sul debatem estratégias preventivas e terapêuticas da diabetes e doença cardiovascular

cardiologiazonasul_2_maio_2012.jpg«Diabetes e Doença Cardiovascular» é o tema central das 17ª Jornadas de Cardiologia em Medicina Familiar da Zona Sul que reúnem cerca de uma centena de participantes entre os dias 18 e 19 de maio de 2012 no Hotel Pestana Vila Sol, em Quarteira, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre as actuações diagnósticas, terapêuticas e preventivas das quatro especialidades médicas mais envolvidas nestes cuidados de saúde: a cardiologia, a diabetologia (endocrinologia), a medicina interna e a medicina geral e familiar, esta última desenvolvendo uma importante função de proximidade e acompanhamento com o doente e com os seus familiares.

No decorrer da sessão oficial de abertura, que contou com a presença do Dr. José Manuel Coucello, dr_miguel_madeira_cardiologia_zona_sul_maio_2012.jpgPresidente das Jornadas, acompanhado pelo Dr. Pedro de Moura Reis, Secretário Geral das Jornadas, da Dra. Rubina Correia e Dr. Luis Bronze, Comissão Organizadora das Jornadas, o Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, IP, Dr. Miguel Madeira, agradecendo o convite para estar presente nestas jornadas, felicitou a comissão organizadora, salientando a importância deste tipo de encontros para fomentar «a partilha de novos saberes e a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais» das várias especialidades com vista «à melhoria continua da prestação de cuidados de saúde aos cidadãos».

A terminar o Dr. Miguel Madeira, destacou ainda a importância da realização deste tipo de iniciativas no Algarve, enaltecendo «as condições de excelência» que a Região proporciona, desejando a todos os participantes «uma ótima estadia e uma excelente jornada de trabalho».

De referir que durante os dois dias serão partilhadas e debatidas diferentes estratégias na abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica em várias patologias e situações clínicas, entre as quais: O Doente Diabético com Doença Isquémica do Miocárdio, com outras Cardiopatias, Aterosclerose e Excesso de cardiologiazonasul_3_maio_2012.jpgPeso. Hipertensão Arterial e Diabetes. Risco Cardiovascular. Como Abordar com Êxito o Doente Diabético e Obeso. O Que Há de Novo na Terapêutica Cardiovascular? Roncopatia e Apneia do Sono como Situação de Risco Cardiovascular e Análise Crítica dos Exames Auxiliares de Diagnóstico.

As Jornadas com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua, são presididas pelos Profs. Ana Aleixo, cardiologista do Hospital de São Francisco Xavier, e professora da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e pelo Prof. Doutor José Coucello, médico cardiologista no Algarve, chefe de serviço de cardiologia e do Centro de Diagnóstico Cardiovascular do Algarve (CDCVA).

Consultar: Programa

Contactos: