Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

18 de novembro – Dia Europeu do Antibiótico

imagem 

Celebra-se, no dia 18 de novembro, o Dia Europeu do Antibiótico, numa iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que visa sensibilizar profissionais de saúde e o público geral para a ameaça que a resistência aos antibióticos representa para a saúde, promovendo o uso racional de antibióticos a fim de manter a sua eficácia.

 

 

imagem 

Celebra-se, no dia 18 de novembro, o Dia Europeu do Antibiótico, numa iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que visa sensibilizar profissionais de saúde e o público geral para a ameaça que a resistência aos antibióticos representa para a saúde, promovendo o uso racional de antibióticos a fim de manter a sua eficácia.

 

 

Dados recentes confirmam que o número de doentes infectados por bactérias resistentes está a aumentar na União Europeia, e que a resistência a antibióticos constitui uma grave ameaça para a saúde pública. O uso racional de antibióticos visa travar o aumento desta resistência bacteriana, garantindo a manutenção da eficácia do uso de antibióticos em gerações futuras.

 

imagemO objetivo do «Dia Europeu dos Antibióticos 2010» foi apoiar os esforços envidados à escala nacional, no sentido da redução do uso desnecessário de antibióticos nos hospitais, através do desenvolvimento e da divulgação de materiais educativos que promovem o uso racional de antibióticos.

 

A nível nacional, o «Dia Europeu do Antibiótico 2011» será assinalado num encontro no Porto (Sala Dourada do Palácio da Bolsa), que reunirá a Coordenação Nacional do Programa Nacional de Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos (PNPRA), a DGS, o Grupo de Infeção e Sepsis, e representantes das ARS e de vários organismos e instituições ligadas à saúde estando programada durante essa sessão a assinatura da «Aliança Intersetorial para a Preservação dos Antibióticos», bem como a apresentação das novas orientações e normas do Programa Nacional de Prevenção das Resistências aos Antimicrobianos.

 

Em 2011, a nível regional estará em foco a divulgação do Programa Nacional de Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos e a circular que orienta a constituição das Comissões de Antimicrobianos, bem como algumas orientaçõespublicadas pela DGS neste âmbito.

 

campanha_antibioticos_profissionais_saude.jpgOs objetivos prioritários são de assegurar a implementação do Programa Nacional de Prevenção de Resistência aos Antimicrobianos nas unidades prestadoras de cuidados de saúde aos três níveis de cuidados, e envolver o cidadão, reduzindo assim a incidência de microrganismos multirresistentes através da adequação da prescrição antibiótica e evicção do abuso de antibióticos.

 

Durante o corrente ano, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) em articulação com o ACES Barlavento estão a desenvolver uma Campanha para a Prescrição e Consumo Racional dos Antibióticos no Barlavento Algarvio, intitulado «Resistir aos Antibióticos», envolvendo várias etapas entre as quais um concurso de posters direccionados a profissionais de saúde e público em geral. Neste concurso foram avaliados 44 propostas de posters, sendo eleitos dois vencedores, um direcionado ao Público e outro direcionado aos Profissionais de saúde.

 

Ver: Posters do Concurso da Campanha «Resistir aos Antibióticos» para a Precrição e Consumo Racional dos Antibióticos do Barlavento Algarvio

Ver: Vídeo de sensibilização do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (versão em português  na página 3)

 

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão