rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

1ª Reunião de benchmarking das Unidades de Convalescença da RNCCI do Algarve

ERCCI da ARS Algarve promoveu a 1ª Reunião de benchmarking das Unidades de Convalescença da RNCCI do Algarve

A Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve promoveu na terça-feira, 9 de setembro de 2014, a 1ª Reunião de benchmarking entre as três Unidades de Convalescença da RNCCI do Algarve, com o objetivo de avaliar e partilhar as boas práticas desenvolvidas nestas Unidades, e simultaneamente, dar a conhecer a metodologia de trabalho adotada em cada uma delas, como forma de fomentar a melhoria sustentada do desempenho na prestação de cuidados de saúde nas mesmas.

No início da sessão, o Presidente de Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, sublinhou a importância deste tipo de encontros mais informais para reforçar a ligação e o trabalho em rede entre os profissionais que integram as diversas Unidades e, ao mesmo tempo, incentivar a utilização do benchmarking como mais um instrumento de trabalho para estimular a partilha das melhores práticas entre todos.

No decorrer da reunião, que contou com a participação dos representantes e elementos das equipas multidisciplinares das 3 unidades de Convalescença da Região (UC de Portimão; UC Al-Vita e UC de Loulé), foram apresentadas as principais conclusões do relatório de avaliação elaborado no âmbito das visitas realizadas pela ERCCI do Algarve a estas Unidades, que se encontra dividido em três áreas de atuação (médica; enfermagem e serviço social), onde foi identificado um conjunto de boas práticas que poderão ser replicadas e adotadas pelas respetivas unidades.

De um modo geral, tendo em conta os diferentes contextos em que estas Unidades se encontram inseridas, o resultado é bastante positivo, quer na perspetiva do trabalho desenvolvido, quer no modo de funcionamento assim como nas atividades diárias e no tipo de prestação de cuidados que os profissionais que compõem estas equipas proporcionam aos utentes.

Estas reuniões têm como objetivo reforçar a articulação entre as Unidades, fomentando o benchmarking entre as várias tipologias, como meio de partilha de boas práticas em saúde e melhoria constante e sustentada do desempenho em prol da prestação de cuidados a todos os utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados da Região do Algarve.

A Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve pretende promover este tipo de iniciativas, de forma regular e ainda no decorrer deste ano não só juntando profissionais das diferentes tipologias das Unidades, mas também as equipas multidisciplinares de apoio domiciliário da RNCCI.

De referir que Região do Algarve conta atualmente com 19 Unidades de Cuidados Continuados Integrados, sendo três Unidades de Convalescença; uma Unidade de Cuidados Paliativos; quatro Unidades de Média Duração e Reabilitação e onze Unidades de Longa Duração e Manutenção, com um total de 497 camas de internamento, divididas pelas diversas tipologias e destinadas a cuidados continuados a pessoas dependentes.

Além destas unidades, existem na Região 32 equipas de apoio domiciliário (sendo uma delas de suporte em cuidados paliativos), distribuídas pelos 3 ACES (Barlavento, Central e Sotavento), que abrangem todo o território e prestam cuidados e apoio em todos os concelhos da Região.

imgars_news_0.png
Voltar
RSE - Area Cidadão