1ªJornadas de Cuidados Paliativos do Algarve – 26 e 27 de outubro 2013
Inscrições para Comunicações livres -Comunicação Oral ou Poster- até 16 de setembro 2013
Estão abertas as inscrições para a apresentação de comunicações livres na forma de comunicação oral ou Poster nas 1ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, organizadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve, que irão decorrer a 26 e 27 de outubro de 2013 em Faro.
As inscrições para apresentação de Comunicações Livres, deverão ser remetidas, até ao dia 16 de setembro, para o Núcleo de Formação Profissional da ARS Algarve, através do mail: gabformacao@arsalgarve.min-saude.pt.
O futuro dos Cuidados Paliativos; os custos: poupança ou desperdício; os Cuidados Paliativos Pediátricos, e a apresentação das boas práticas das equipas comunitárias em cuidados paliativos domiciliários, das equipas Intra-Hospitalar e das Unidades de Internamento em Cuidados Paliativos são alguns dos temas que estarão em destaque durante o encontro que contará com a participação de especialistas nacionais nesta área.
As inscrições para participar nas jornadas são gratuitas, mas limitadas à lotação da sala.
Para mais informações contactar: Núcleo de Formação Profissional da ARS Algarve IP, através do telefone 289 889 900 (extensão:2380).
SUBMISSÃO DE RESUMOS
A Comissão Organizadora das 1ºas Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve dá oportunidade a todos os profissionais de saúde de divulgarem experiências, estudos ou trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Cuidados Paliativos, mediante a sua apresentação na forma de Comunicação Oral ou Poster.
CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Todos os resumos submetidos devem estar enquadrados com os temas das Jornadas e devem seguir os seguintes critérios:
- Devem reflectir estudos de investigação;
- Devem ser escritos em Português ou Inglês, explicando possíveis abreviaturas usadas, permitindo-se um total máximo de 4000 caracteres;
- O resumo não poderá conter nenhuma informação sobre os autores ou instituições envolvidas, para facilitar a avaliação cega pelos revisores;
- Não são necessárias referências bibliográficas no resumo;
- Os fármacos devem ser descritos pelo seu nome químico/genérico;
- No final do resumo, se for caso disso, deve ser indicada a fonte de financiamento para o estudo desenvolvido e eventuais conflitos de interesses;
- O resumo não pode ter sido apresentado em nenhum outro congresso anteriormente;
- Os resumos devem ser submetidos online para gabformacao@arsalgarve.min-saude.pt.
- Os resultados da avaliação serão comunicados aos autores até o dia 4 de outubro de 2013;
- Pelo menos o 1º autor deve estar, obrigatoriamente, inscrito nas jornadas.
ELEMENTOS DOS RESUMOS
Para apresentação da candidatura devem constar os seguintes elementos:
- Identificação: Nome, profissão, local de trabalho, email e contato telefónico dos autores, com referência ao autor principal;
- Corpo do resumo: Titulo, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões (cada elemento deve estar claramente identificado e em parágrafo diferente)
CATEGORIAS DOS RESUMOS
Os resumos devem ser incluídos e devidamente referenciados como pertencentes a uma das seguintes categorias:
- Controlo e melhoria de qualidade dos cuidados
- Cuidados em fim de vida (agonia)
- Cuidados Paliativos nas crianças e adolescentes
- Cuidados Paliativos nos doentes não oncológicos e idosos
- Epidemiologia
- Espiritualidade
- Ética
- Família e Cuidadores
- Instrumentos de avaliação e de medida
- Metodologia de Investigação
- Organização de serviços
- Comunicação
- Sintomas: Dor e outros sintomas
FORMA DE APRESENTAÇÃO FINAL
Os autores no momento da submissão do resumo deverão indicar a sua preferência quanto à forma de apresentação final do trabalho.
A decisão final relativa ao tipo de apresentação compete à Comissão Científica.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Na avaliação serão tidos em conta os seguintes critérios:
- Originalidade do Tema e/ou da abordagem; Objetivos; Adequação da metodologia; Clareza, relevância e alcance dos resultados e das conclusões, para os cuidados paliativos.
CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO LIVRE ORAL
A apresentação deve estar planeada para uma duração máxima de 10 minutos, com 5 minutos para promover o debate em torno da mesma.
CARACTERÍSTICAS DO POSTER
Elementos Obrigatórios:
- Referência às Jornadas; Nome dos Autores (pelo menos o 1º e o último); Instituição e Serviço onde exercem funções; Título.
- Introdução; Objetivos, Material e Métodos ou Metodologia; Resultados; Conclusões; Referências Bibliográficas.
- Dimensões: máximo de 110 cm x 90 cm e mínimo de 90 cm x 70 cm [vertical], devendo ser legível a uma distância de 2 metros.
A distribuição de Resumos pode ser útil, para tal o autor deve providenciar um suporte para os colocar junto ao painel do poster, bem como a fixação do poster.
Os autores de cada poster devem comparecer nas datas e horários, que serão posteriormente indicados, via e-mail para proceder à sua apresentação e discussão face ao Júri de Seleção.
