Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

2º Congresso Nacional de Medicina Tropical do IHMT aborda Saúde em África

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) organiza, nos dias 22 e 23 de abril, nas suas instalações, o 2º Congresso Nacional de Medicina Tropical, dedicado especialmente à temática da Saúde em África. O congresso encerra as comemorações dos 110 anos do IHMT e pretende proceder a uma atualização científica e pedagógica nesta área, bem como contribuir para o esclarecimento da opinião pública.

A medicina tropical tem vindo a assumir, cada vez mais, uma dimensão global: observou-se a epidemia de Dengue em Cabo Verde, confirma-se a reinstalação da malária na Grécia, especula-se sobre o risco de febre amarela na Europa. A Chikungunya, um vírus transmitido por mosquitos, cobre uma área cada vez maior do globo, incluindo partes da Europa, e os Estados Unidos têm enfrentado epidemias de vírus tropicais. Esta evolução está associada às alterações climáticas, à mobilidade social (migrantes e viajantes), à pobreza, às doenças negligenciadas e a dificuldades de acesso a medicamentos órfãos.

No Congresso, serão debatidos temas que vão desde os conceitos e história da Medicina Tropical, às doenças da pobreza, negligenciadas e emergentes, doenças transmitidas por vetores (como a malária e dengue), passando pela saúde dos viajantes e migrantes e pelos atores e instituições de saúde (designadamente a nível global). O evento conta com a participação do Diretor para a Região Africana da Organização Mundial de Saúde, Luís Sambo, que falará dos ganhos em saúde em África, principais sucessos e desafios.

O programa inclui a realização de diversas mesas redondas, das quais se destacam:

– Urgências em Medicina do Viajante

– Malária, Tuberculose e SIDA

– Migrantes: Utilização dos Serviços de Saúde por parte de migrantes

– Vacinação

– Segurança alimentar e nutrição infantil

– Malária

Nos dias 19 e 20 de abril (programa pré-congresso) decorrerão encontros satélite, cursos e workshops pré-congresso, no âmbito das seguintes temáticas:

– A regulação dos profissionais de saúde na União Europeia: as experiências da Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido

– Dengue em Portugal – reforço da capacidade de resposta ao nível dos cuidados de saúde primários

– Workshop sobre Ética na investigação em países de baixa renda

– Workshop sobre Tuberculose multirresistente

– Curso de História da Medicina Tropical

Fonte: IHMT

Voltar
RSE - Area Cidadão