rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

2º Encontro do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Faro juntou 300 participantes

Sessão de abertura do 2º Encontro do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de FaroRealizou-se, no dia 10 de maio, na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve em Faro, o 2º Encontro do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, sob o lema «Prevenção, Avaliação e Intervenção no suicídio e comportamentos (para)suicidários». O encontro, organizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Hospital de Faro, contou com a presença de cerca de 300 participantes.

«Prevenção, Avaliação e Intervenção no suicídio e comportamentos (para) suicidários» foi o tema desta segunda edição do evento técnico-científico que reuniu psiquiatrias, psicólogos, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, bem como de outras áreas de intervenção em torno do debate da problemática do suicídio.

A sessão oficial de aberta do Encontro contou com as presenças da Diretora do DPSM, Dr. Ana Cristina Trindade, do Diretor do internato Médico do Hospital de Faro, Dr. João Dias, em representação do Conselho de Administração desta unidade de Saúde, do Presidente da ARS Algarve, Dr. Martins dos Santos, da Vice-Diretora da Escola Superior de Saúde, Prof. Doutora Emília Costa, e da Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Prof.ª Doutora Anabela Romano.

O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, sublinhou na sua intervenção inaugural a importância deste tipo de encontros interinstitucionais para que os clínicos possam reforçar os seus conhecimentos e «ampliar as ferramentas» na abordagem do suicídio, com a aquisição de conhecimentos com os quais «os doentes e a Região sairão beneficiados».

Dr. Martins dos Santos aproveitou o momento para sublinhar a importância para a Região da criação do Centro Hospitalar do Algarve – fusão hospitalar entre o Hospital de Faro EPE e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio EPE – aprovada em Conselho de Ministros a 17 de abril de 2013.

Imagem da sessão de abertura do 2º Encontro do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Faro, Dr. Martins dos Santos«A partir desse momento vamos ter uma completa articulação e complementaridade na Região em termos de serviços hospitalares. É uma análise cuidada que está a ser feita desde novembro de 2011, baseada em vários estudos realizados e é um projeto que foi bastante ponderado», sublinhou o dirigente.

«O Centro Hospitalar do Algarve vai em primeiro, segundo e terceiro lugar prestar cuidados de saúde com qualidade aos utentes e melhorar a acessibilidade, garantida através da sustentabilidade financeira, tendo sempre o utente no centro de decisão e a zelar pela parte assistencial», explicou Dr. Martins dos Santos, sublinhando que «não vai haver nenhum esvaziamento do CHBA». Finalizou realçando que «é indispensável que a Região seja cada vez mais autossuficiente».

Os discursos de abertura foram confluentes na importância das sinergias interinstitucionais entre a Universidade do Algarve e as estruturas de saúde da Região, no sentido de produzir mais e melhor conhecimento que resulte numa prática de excelência dos cuidados de saúde prestados à população.

A iniciativa que aliou o debate teórico à componente prática, materializada num workshop sobre «Avaliação de Risco Suicidário para Profissionais de Saúde Mental», veio contribuir para o enriquecimento do saber em torno do tema, criando um espaço privilegiado de partilha de conhecimentos e experiências.

Outras temáticas abordadas no âmbito do 2º Encontro do Departamento de Psiquiatria foram «Psicopatologia e Risco Suicidário», «Intervenções nos Comportamentos Suicidários», «Programa Nacional de Prevenção do Suicídio», «Suicídio e Comportamentos Suicidários em Crianças e Adolescentes» e «Emergência, Urgência e Crise nos Comportamentos Suicidários».

Sessão de abertura do 2º Encontro do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Faro
Voltar
RSE - Area Cidadão