Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

3ª Semana do Bebé de Olhão realizou Seminário técnico e inaugurou Feira «Brincar desde o colinho» com espaço lúdico para miúdos e graúdos

imagem

Especialistas nas áreas da saúde mental infantil e da educação, participaram no dia 9 de Junho de 2011, no Auditório Municipal de Olhão, no Seminário «Brincar desde o colinho», numa organização do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central) da ARS Algarve IP, em colaboração com a Câmara Municipal de Olhão. O Seminário, que juntou cerca de duas centenas de pessoas, insere-se na 3ª «Semana do Bebé de Olhão» a decorrer de 6 a 12 de Junho, tendo contado com a presença da madrinha convidada a jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues, e da pediatra e Ministra da Saúde ainda em funções, Dra. Ana Jorge.

imagem

Especialistas nas áreas da saúde mental infantil e da educação, participaram no dia 9 de Junho de 2011, no Auditório Municipal de Olhão, no Seminário «Brincar desde o colinho», numa organização do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central) da ARS Algarve IP, em colaboração com a Câmara Municipal de Olhão. O Seminário, que juntou cerca de duas centenas de pessoas, insere-se na 3ª «Semana do Bebé de Olhão» a decorrer de 6 a 12 de Junho, tendo contado com a presença da madrinha convidada a jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues, e da pediatra e Ministra da Saúde ainda em funções, Dra. Ana Jorge.

imagem

Na sua terceira edição, a «Semana do Bebé de Olhão» evidencia bem o interesse que tem vindo a criar no seio da comunidade olhanense pela prevenção primária e pela sensibilização para uma parentalidade mais responsável promotora da saúde mental na primeira infância, contando na realização do evento deste ano com a colaboração de um total de 59 entidades locais e um grande envolvimento por parte das instituições escolares, sendo de destacar o apoio institucional da Unicef, e, pelo primeiro ano, o apoio financeiro, logístico e organizacional da Câmara Municipal de Olhão.

 

imagem

 

Tendo contado na sessão de abertura do Seminário Técnico «Brincar desde o colinho» com a presença do Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Eng. Francisco Leal, e do Governador Civil de Faro, Tenente-coronel Silva Gomes, as conferências proferidas abordaram, nas suas diferentes vertentes, o acto de brincar enquanto forma de comportamento humano e de condição essencial para o bem-estar e para o desenvolvimento da criança.

 

imagemNo seu discurso inaugural, Dr. Rui Lourenço fez um balanço pessoal do trabalho desenvolvido pelo GASMI no âmbito da «Semana do Bebé de Olhão» desde 2009, realçando a valorização da criança e a saúde infantil como «um recurso indispensável para que as pessoas e a sociedade possam desenvolver». «É o evento mais importante de intervenção comunitária que temos no Algarve neste momento», o Presidente da ARS Algarve IP sublinhou, deixando um desafio aos organizadores para envolverem cada vez mais instituições fora da área da saúde.

 

«Brincar…uma Vitamina Essencial no Crescer Saudável», «Brinco logo existo… A importância do brincar na vida emocional da criança», «Brinco logo aprendo… A importância do brincar na aprendizagem e socialização», «Uma Viagem ao Mundo do Brincar e da Sensorialidade», «Quando há algo no Brincar…», «Patologia do Brincar… quando as crianças têm dificuldades no brincar…» e «Brincar terapêutico… uma ferramenta essencial», foram alguns dos temas que estiveram em debate durante o Seminário que ainda destacou a prevenção e o estímulo da criança como essenciais para a sua sobrevivência.

 

imagem

De destacar a participação do Dr. José Tojal Monteiro, Pediatra, Chefe de Serviço de Pediatria Médica do Hospital Stº António e Professor no ICBAS/ HGSA da Universidade do Porto, do Dr. Luís Batalau, Pediatra e Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, da Prof. Dra. Ida Lemos, Psicóloga e Professora da Universidade do Algarve, da Dra. Sofia Guimarães, Educadora de Infância e professora da Universidade do Algarve, do Dr. Luís Villas-Boas, Fundador da Emergência Infantil e Director do Refúgio Aboim Ascenção, do Dr. Joaquim Faias, Coordenador do Curso de Terapia Ocupacional ESTSP – IPP, do Dr. Augusto Carreira, Psiquiatra da Infância e Adolescência, Director da Clínica do Parque, Hospital Dona Estefânia, Lisboa, e da Dra. Susana Pereira, Terapeuta Ocupacional, da Clínica do Parque, Hospital Dona Estefânia, Lisboa, da Dra. Sónia Coelho, Coordenadora do Projecto Semana do Bebé na Unidade Funcional de Olhão, e do Dr. Paulo Fernandes, Terapeuta Ocupacional, parte integrante do GASMI na Unidade Funcional de Faro.

 

imagem

No decorrer do Seminário foram presenteados os Bebés-estrela da «Semana do Bebé» 2009-2011, e foi ainda homenageada pela organização da 3ª «Semana do Bebe de Olhão», Dra. Ana Jorge, com a atribuição do Prémio de Mérito e Excelência pelo trabalho desenvolvido na área da Pediatria, tendo sido entregues os presentes e o Prémio por Rita Ferro Rodrigues.

 

Seguiu-se uma visita à Feria da «Semana do Bebé» a decorrer até 12 de Junho no Jardim do Pescador, junto ao Mercado Municipal de Olhão, com várias actividades dirigidas às crianças e os seus familiares.

 

imagem

 

 

De referir que a «3ª Semana do Bebé de Olhão» é um projecto de prevenção primária dirigido à comunidade que procura envolver toda a comunidade na dinamização de actividades a realizar ao longo de uma semana inteiramente dedicada ao bebé, sensibilizando para uma parentalidade mais responsável promotora da saúde mental na primeira infância, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Rede Europeia para a Promoção da Saúde Mental e a Prevenção das Perturbações Mentais, da Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental e do Plano Nacional de Saúde Mental, que salientam a importância de programas comunitários de prevenção como o meio mais eficaz e barato para diminuir a prevalência das perturbações psiquiátricas das populações.

 

imagemRealizada à imagem da «Semana do Bebé de Canela» (Rio Grande do Sul, Brasil), onde o projecto é realizado todos os anos desde 1999, a «Semana do Bebé de Olhão» foi abordada em 2009 para colaborar com a Unicef na elaboração de um livro sobre a iniciativa brasileira e sobre o seu promotor, Prof. Salvador Célia, como homenagem a título póstumo. O projecto algarvio foi apresentado em Maio de 2010 na «11ª Semana do Bebé de Canela» com o objectivo de trocar de experiências entre os países que promovem este evento, e onde se incluem Uruguai e Argentina.

 

imagem

O Projecto da «Semana do bebé de Olhão» foi seleccionado em 2009 entre os 19 melhores projectos candidatos ao Prémio de Boas Práticas em Saúde, para apresentação no Encontro «Equidade, Efectividade e Eficiência em Saúde – 3ª Edição Prémio de Boas Práticas NOVARTIS ONCOLOGY/APDH» em Beja, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde e o Alto Comissariado da Saúde e Direcção-Geral da Saúde.

 

imagemPrograma Semana do Bebé de Olhão, 6-12 de Junho de 2011

imagemPrograma Seminário Técnico «Brincar desde o colinho», 9 de Junho de 2011

imagemRegulamento Concurso de Fotografia «Brincar desde o colinho», até 6 de Junho de 2011

imagemRegulamento Concurso Trabalhos Escolares, até 3 de Junho de 2011

 imagemRegulamento Concurso Montras, até 31 de Maio de 2011

 

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão