Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

A importância da Prevenção para obter ganhos em saúde a longo prazo em destaque na 6ª Semana do Bebé de Olhão

Realizou-se, no dia 30 de maio, o Seminário técnico da 6ª Semana do Bebé de Olhão, intitulado «Olhem por Mim – Redes de Suporte à Parentalidade», com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da parentalidade e interações saudáveis nos primeiros anos de vida como promotoras da saúde física e mental dos bebés e famílias.

Na sessão inaugural do Seminário da 6ª semana do Bebé de Olhão, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Dr. João Moura Reis, dirigindo uma palavra especial à comissão organizadora e à Câmara Municipal de Olhão «pelo trabalho efetuado em benefício do bem-estar da população», em conjunto com a ARS Algarve na área da Saúde, destacou a importância desta «aposta na prevenção e na promoção da saúde nas crianças e jovens, que cabe aos cuidados de saúde primários realizarem diariamente» para «podermos obter resultados ao longo prazo» e «ver resultados que prevalecem amanhã nas futuras gerações».

Na sua intervenção, o dirigente sublinhou que o «trabalho em conjunto, em rede, interinstitucional», e que se reflete na temática deste Seminário – «Olhem por Mim – Redes de Suporte à Parentalidade» – é «absolutamente fulcral para que a população seja mais cuidada e apoiada possível», acrescentando ainda que «necessitamos de agir e intervir de forma a criar condições para o diálogo» para «encontrar soluções» para a população.

No mesmo âmbito, a Coordenadora dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) de Olhão, Dra. Filomena Neto, referiu que na área da «saúde mental nada pode ser medido a curto prazo», mas que melhorando a articulação entre os cuidados de saúde primários e as famílias, o «investimento na saúde das crianças» através deste tipo de iniciativas, acabará por ter «um grande impacto».

Por seu lado, o Diretor do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia, Dr. Augusto Carreira, realçou que o trabalho realizado pelas equipas GASMI, que o próprio supervisiona, tem como principal objetivo fazer com que «os bebés não precisem da ajuda dos profissionais de saúde (GASMI) no futuro», assegurando um crescimento equilibrado graças à uma parentalidade informada e responsável.

Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina, sublinhou como «fundamental» o trabalho desenvolvido com as crianças e com as famílias nesta colaboração entre a autarquia e a ARS Algarve na área da Saúde.

O Seminário, que juntou mais de 150 participantes, contou com a presença, entre outros especialistas conceituados, de Margarida Mesquita, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e do padrinho da Semana, o capitão da equipa do S.C. Olhanense, Rui Duarte.

De referir que a 6ª edição da Semana do Bebé de Olhão, organizada pela ARS Algarve IP, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ do ACES Central, em parceria com o Município de Olhão, através da Rede Social e da CPCJ de Olhão, incluiu um conjunto de Atividades na Comunidade promovidas pelos parceiros deste projeto.

Na edição de 2014, destaca-se ainda Feira do Bebé, a decorrer no Jardim do Pescador Olhanense, entre 30 de maio e 1 de junho, com um vasto leque de atividades, entre outras, a massagem para bebés, psicomotricidade infantil, hora do conto, sessões temáticas, espetáculos de dança, desfiles de moda. Todas as atividades são gratuitas e destinam-se à população em geral e a profissionais de saúde, educação e de intervenção social e comunitária.

Para mais informações sobre toda a programação da Semana consulte www2.arsalgarve.min-saude.pt/semanadobebe.

banner_sbo2014.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão