Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Acção de sensibilização da ARS Algarve contra a obesidade atraiu centenas de pessoas na Fatacil

imagem

A acção de sensibilização para a problemática da obesidade promovida pela ARS Algarve, I.P. no decorrer da Fatacil 2008, atraiu 1631 pessoas dos mais diversos escalões etários ao Stand da instituição entre os dias 22 e 31 de Agosto.   

imagem

A acção de sensibilização para a problemática da obesidade promovida pela ARS Algarve, I.P. no decorrer da Fatacil 2008, atraiu 1631 pessoas dos mais diversos escalões etários ao Stand da instituição entre os dias 22 e 31 de Agosto.   

 

 

Muitas centenas de pessoas acorreram ao espaço da ARS Algarve, I.P. para avaliar o Índice de Massa Corporal e medir o perímetro de cintura, respondendo assim ao desafio lançado, no âmbito do Programa 80-94 da ARS Algarve, I.P.  com o slogan «Já mediu a sua cintura?», cujo objectivo é alertar toda a população adulta na região algarvia para a importância de prestar mais atenção ao seu perímetro da cintura, independentemente dos valores de peso ou de Índice de Massa Corporal.

 

Este programa surgiu no âmbito do combate à obesidade e visa também divulgar as medidas necessárias à prevenção e tratamento, nomeadamente através da alimentação e da actividade física.

 

 

imagemPara isso, o stand da ARS Algarve, I.P. contou com a presença duma equipa de cinco nutricionistas e dietistas preparadas para realizarem a avaliação do índice de massa corporal, através da medição da altura, do peso e do perímetro da cintura, sendo que, para além da avaliação foram transmitidos conselhos de alimentação saudável e de prática de actividade física regular.

 

Analisando os resultados, o Gabinete de Nutrição da ARS Algarve, I.P. congratula-se pelo enorme sucesso da iniciativa, concluindo que «a sensibilidade da população face à problemática da obesidade ganha cada vez maior consistência», sublinhando que «algumas das pessoas avaliadas no pavilhão da ARS Algarve, I.P. também nos visitaram no ano passado, procurando assim fazer o seu controlo de peso e de risco cardiovascular».  A Coordenadora do Gabinete de Nutrição da ARS Algarve, I.P., Dra Teresa Sancho, salienta, ainda, «a discreta descida percentual nos valores de obesidade e de perímetro de cintura elevado que encontrámos». 

 

imagemDe acordo com Gabinete de Nutrição da ARS Algarve, I.P., «no que diz respeito ao grupo de pessoas com idade inferior a 18 anos observou-se uma prevalência de excesso de peso de 31%, valor que se encontra próximo das cifras encontradas nos últimos estudos de prevalência da pré-obesidade e obesidade e infantil (cerca de 30%).».

 

No que se refere ao grupo de pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, o Gabinete de Nutrição da ARS Algarve, I.P. «observou uma prevalência de excesso de peso, média, de 67% (idêntica à encontrada no ano 2007), sendo mais elevada, ainda, no sexo masculino (77%).».

 

imagem«Relativamente ao perímetro de cintura, avaliado em adultos, mais de metade destes, em média (55%) apresentou um risco aumentado ou muito aumentado para o aparecimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2», verificou a equipa do Gabinete de Nutrição da ARS Algarve, I.P.

 

Em suma, equipa de Nutrição da ARS Algarve, I.P., conclui que «embora a população avaliada no pavilhão da ARS Algarve, I.P., não seja representativa da população portuguesa, constatou-se que a mesma é oriunda de diversas regiões do país, dada a amplitude e abrangência do evento, bem como o período coincidente com férias em que se realiza. É, portanto, legítimo afirmar que o problema da obesidade é uma realidade revelada pelos valores encontrados». *

 

 

* Os resultados da avaliação são apresentados por sexo, por escalão etário e por categoria de IMC.  

 

 

DISTRIBUIÇÃO POR SEXO

Feminino

61%

Masculino

39%

 

 

DISTRIBUIÇÃO POR ESCALÃO ETÁRIO

Idade <18 anos

23%

Idade ≥18 anos

77%

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO POR IMC <18 anos

SEXO

Feminino

Masculino

Magreza

Normalidade

68%

64%

Pré-Obesidade

23%

20%

Obesidade

9%

16%

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO POR IMC ≥18 anos

SEXO

Feminino

Masculino

Magreza

1%

Normalidade

42%

23%

Pré-Obesidade

39%

47%

Obesidade Grau I

14%

25%

Obesidade Grau II

3%

5%

Obesidade Grau III

1%

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO POR PERÍMETRO DE CINTURA ≥18 anos

SEXO

Feminino

Masculino

Normal

48%

42%

Risco aumentado

26%

27%

Risco muito aumentado

26%

31%

 

 

 

imagem

 Além da avaliação do IMC, do perímetro da cintura, quem visitou o Stand da ARS Algarve, I.P., teve acesso a informações sobre a Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região do Algarve, encontrou ainda informações e conselhos úteis sobre os cuidados a ter com o calor, entre outras acções e projectos desenvolvidas pela instituição e que estiveram em destaque nos vários panfletos informativos disponíveis no espaço.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão