rastreio retinopatia diabética
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

ACES Central participou nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil em Faro e Albufeira com ação de promoção de estilos de vida saudáveis

aces_central_prot_civil_2013_6.jpgA Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, participou esta sexta-feira, dia 1 de março de 2013, nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, promovidas pelas autarquias de Faro e Albufeira. Nos espaços dedicados à Saúde, uma equipa multidisciplinar de profissionais das unidades de saúde do ACES Central dinamizou ações de sensibilização com o objetivo de incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis pelas crianças e população em geral.

Estas ações, dirigidas essencialmente às crianças das várias escolas dos concelhos de Faro e de Albufeira e à população em geral, decorreram no Jardim Manuel Bivar, em Faro, e no parque de estacionamento junto ao Tribunal de Albufeira, tendo contado com a participação de mais de um milhar de crianças e jovens (600 em Albufeira; 450 em Faro).

aces_central_prot_civil_2013_1.jpgNo âmbito do Projeto «Centro de Saúde das Brincadeiras – Uma estratégia para uma Cidadania Saudável», os profissionais de saúde do ACES Central proporcionaram às crianças, que visitaram os espaços em Albufeira e Faro,  um contacto direto com o equipamento clínico e os profissionais de Bata Branca, de modo a ficarem a conhecer a envolvência e operacionalidade dos serviços de saúde e simultaneamente demonstrar que o Centro de Saúde é um local aprazível, onde se pode ler, brincar e aprender comportamentos mais saudáveis.

Para isso, os profissionais de saúde presentes promoveram jogos simbólicos, através dos quais as crianças levaram os seus bonecos que hipoteticamente se encontravam doentes à consulta, e ao mesmo tempo puderam desempenhar o papel de profissional de saúde, tendo como principal objetivo desdramatizar o medo de uma futura relação com a instituição de saúde, nomeadamente com a Bata Branca, uma vez que, por vezes, esta, desencadeia alguns sentimentos de angústia e medo.

aces_central_prot_civil_2013_4.jpgSimultaneamente, foi disponibilizada informação sobre os serviços que os cuidados de saúde primários da Região do Algarve dispõem para as crianças, jovens e adolescentes, nomeadamente, Consulta de Saúde Infantil; Consulta de Enfermagem; Nutrição; Higiene Oral; Cantinho da Amamentação; e os cursos de preparação para o nascimento e parentalidade, entre outros.

De referir que participaram nas Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil as diferentes entidades e agentes da Proteção Civil, nomeadamente, a Autoridade Marítima, Força Operacional Conjunta de Bombeiros de Faro (FOCON), Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Exército, Instituto Nacional de Emergência Médica, Polícia de Segurança Pública, Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Hospital de Faro e o ACES Central, em representação da ARS Algarve IP, que ao longo dia, promoveram várias atividades de demonstração e simulacros, junto das crianças de várias escolas do concelho de Faro e de Albufeira e da população em geral que visitaram os espaços.

 

 

 

aces_central_prot_civil_2013_2.jpg aces_central_prot_civil_2013_5.jpgaces_central_prot_civil_2013_3.jpg

 

 

 

 

aces_central_prot_civil_2013_6.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão