Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ACES Sotavento com espaço dedicado à promoção da Saúde na 2ª Edição da Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira

Entre os dias 5 e 7 de setembro de 2014, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento participou na 2ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira com um espaço institucional, integrado nas comemorações dos 35 anos do SNS, de divulgação de informação sobre projetos e programas de saúde desenvolvidos pelo ACES, no âmbito da promoção da saúde e estilos de vida saudável.

A Dieta Mediterrânica esteve destaque no stand institucional do ACES Sotavento, com um conjunto de ações de sensibilização e atividades lúdicas e pedagógicas, tais como o Jogo da Dieta Mediterrânica, elaborado pelo DSPP da ARS Algarve IP, ou o preenchimento da Pirâmide da Dieta Mediterrânica, elaborada pelo ACES Sotavento, com a colocação de imagens de produtos alimentares.

A equipa de profissionais de saúde do ACES Sotavento promoveu junto dos participantes a importância deste tipo dieta num âmbito de uma alimentação saudável e de estilos de vida saudáveis, designadamente, na promoção da atividade física e bons hábitos alimentares, através de desmistificação de algumas expressões de mitos populares.

Além das atividades interativas, os visitantes do stand do ACES Sotavento tiveram ainda oportunidade de ver uma exposição de produtos alimentares e objetos tradicionalmente usados pela população algarvia.

Apresentação da 2ª Fase do Projeto TASA

Entre as diversas atividades promovidas durante a Feira da Dieta Mediterrânica, de destacar ainda a apresentação da 2ª Fase do Projeto «Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais» (TASA) com o lançamento de novos produtos relacionados com a dieta mediterrânica. A sessão de apresentação decorreu no stand institucional da CCDR Algarve na presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, do Presidente da CCDR Algarve, Eng. David Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho e da Dra. Maria Clara Garcia do Conselho Clinico do ACES Sotavento, em representação do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis.

O projeto «Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais» (TASA) é dinamizado pelo ProAciveTur – Turismo Responsável e tem como objetivo promover a cultura tradicional regional a nível do Artesanato (materiais, técnicas, saberes e fazeres locais) em conjugação com a inovação estratégica (design, história do produto, embalagem, imagem). Nesta segunda fase do Projecto, cofinanciado pelo FEDER no âmbito do PO Algarve 21 (QREN) e do POCTEP (Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal), foram apresentados novos produtos de artesanato que misturam a alma algarvia com a alentejana, entre os quais, um faqueiro que conjuga madeira e cerâmica, um galheteiro, um tabuleiro em madeira de faia com pilão de seixo e recipientes de barro incorporados e de um tacho de barro e cortiça que vai diretamente do fogão para a mesa ou que serve como marmita para levar para onde se queira.

De referir que a 2ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, organizada pela câmara municipal de Tavira, encontra-se integrada no Plano de Salvaguarda, conjunto de obrigações que os 7 estados proponentes assumiram perante a UNESCO no âmbito da inscrição da Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, tendo como objetivo fomentar a partilha e valorização dos produtos locais da terra e do mar e transmissão de conhecimentos sobre alimentação e comportamentos e estilos de vida saudáveis.

Voltar
RSE - Area Cidadão