rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ACES Sotavento promoveu Acção de Sensibilização sobre Violência Doméstica/Namoro

accao_violencia_tavira_maio_2011_1.jpgO Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento promoveu no dia 9 de Maio de 2011, pelas 21 horas, na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, uma Acção de Sensibilização sobre Violência Doméstica/Namoro, com a presença do Médico Psiquiatra e Coordenador do Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Dr. João Redondo.

 

 

accao_violencia_tavira_maio_2011_1.jpgO Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento promoveu no dia 9 de Maio de 2011, pelas 21 horas, na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, uma Acção de Sensibilização sobre Violência Doméstica/Namoro, com a presença do Médico Psiquiatra e Coordenador do Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Dr. João Redondo.

 

 

 

A iniciativa organizada numa parceria entre o Gabinete do Cidadão do ACES Sotavento e o Gabinete de Apoio ao Aluno desta Escola, juntou cerca de uma centena de participantes entre as quais Profissionais de Saúde, Professores, Alunos, Forças de Segurança, entre outras pessoas e Entidades com interesse nesta temática, tendo como principal objectivo criar uma ligação entre a saúde e a educação envolvendo toda a comunidade em volta de uma problemática que cada vez mais atinge a nossa sociedade.

 

accao_violencia_tavira_maio_2011.jpgApós a sessão de abertura, que contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, IP, Dr. Rui Lourenço, o Coordenador da Educação para a Saúde e Educação Sexual da Direcção Regional de Educação do Algarve, Dr. Fernando Campos, o Director Executivo da Escola Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, Dr. José Baía e a Vereadora de Administração e Finanças da Câmara Municipal de Tavira, Dra. Ana Paula Martins, seguiu-se a apresentação do convidado da sessão o Médico Psiquiatra e Coordenador do Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, Dr. João Redondo.

 

No decorrer da sessão, o Dr. João Redondo proferiu o enquadramento conceptual da Violência Doméstica, referindo as várias formas de violência, dando um especial destaque à Violência no Namoro, sublinhando a importância de pais e professores estarem atentos aos grupos de pares dos jovens.

 

accao_violencia_tavira_maio_2011_2.jpgRealçando o resultado positivo do Trabalho em Rede desenvolvido pelo Serviço de Violência Familiar de Coimbra, o Médico Psiquiatra incentivou a continuidade/desenvolvimento deste Projecto na Região do Algarve.

 

No seguimento da apresentação feita pelo Dr. João Redondo, a Coordenadora do Grupo de Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, I.P., Dra. Daniela Machado, apresentou as respostas que a Região do Algarve tem para esta problemática, dando a conhecer os Projectos desenvolvidos por este Grupo de Trabalho.

 

No final, foi promovido um debate entre os oradores e a assistência visando uma troca de experiências, opiniões, preocupações e sugestões, sendo de destacar a sensibilidade para a problemática demonstrada pelo público presente, revelando interesse no combate à Violência.

 

accao_violencia_tavira_maio_2011_3.jpgA sessão de encerramento foi presidida pelo Dr. Carlos André Gomes, Coordenador Regional da Saúde Escolar, que focou os principais pontos abordados, enaltecendo o trabalho realizado pelos intervenientes e elogiando o público presente pela preocupação em intervir mais por uma sociedade melhor.

 

De referir que a Violência Doméstica deve ser considerada numa perspectiva holística, envolvendo Escola, Família e Saúde, envolvendo Jovens, Pais, Professores e Entidades. A problemática da Violência Doméstica configura uma grave violação dos Direitos Humanos; e o combate à Violência Doméstica tem vindo a assumir-se como um dos objectivos nucleares para que se alcance uma sociedade mais justa e igualitária, deste modo a Acção de Sensibilização teve como intuito primordial sensibilizar, educar e prevenir, promovendo a reflexão de todos os participantes.

accao_violencia_tavira_maio_2011_1.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão