Agrupamento de Escolas de Castro Marim promoveu Dia da Escola Activa
Cerca de 400 crianças participaram na quarta-feira, 3 de Março, no Dia da Escola Activa promovido pelo Agrupamento de Escolas de Castro Marim. Sob o lema «vem aprender e divertir-te», a iniciativa contou com a presença da atleta olímpica e madrinha do projecto Escola Activa, Ana Cabecinha.
Cerca de 400 crianças participaram na quarta-feira, 3 de Março, no Dia da Escola Activa promovido pelo Agrupamento de Escolas de Castro Marim. Sob o lema «vem aprender e divertir-te», a iniciativa contou com a presença da atleta olímpica e madrinha do projecto Escola Activa, Ana Cabecinha.
A equipa coordenadora do projecto Escola Activa no Agrupamento de Escolas de Castro Marim, composta pelos professores Hélder Silva e Manuela Gomes, «num trabalho conjunto com os outros professores da escola», organizaram o Dia da Escola Activa com o objectivo de fomentar a actividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças, aproveitando ainda o momento para «a inauguração de uma parede de escalada e o circuito de manutenção na escola».
Apesar da chuva ter obrigado a alterar um pouco programa inicial, o professor Hélder Silva mostrou-se bastante satisfeito com elevado número de crianças que participaram nas «múltiplas actividades que decorreram no pavilhão, onde puderam experimentar algumas actividades novas e que irão permitir melhorar a sua actividade física».
A iniciativa contou com a presença da atleta olímpica e madrinha do Projecto Escola Activa a nível regional, Ana Cabecinha, que acompanhou durante o dia os alunos e professores na realização de vários jogos temáticos com a vertente de actividade física (circuito gímnico, escalada, andebol, caminhada), jogos tradicionais e ainda na divulgação de informações sobre comportamentos saudáveis.
Recordando que «também começou no desporto escolar», a atleta algarvia do Clube Oriental de Pechão – Olhão, na disciplina de marcha, treinada por Paulo Murta, recordista nacional, melhor marchadora do Ranking Nacional e 8.ª na prova de 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Pequim, sublinhou «a importância dos atletas de alta competição apoiarem e aderirem estas iniciativas» como forma de motivação para as crianças praticarem mais actividade física, visto serem «um exemplo» para todas elas.
Cerca de um ano e meio depois de ter aceite o desafio de ser a madrinha do projecto Escola Activa, Ana Cabecinha não esconde a satisfação por estar ligada a este «bom projecto, bem estruturado», salientando que «há cada vez mais jovens a ter cuidado com a alimentação e com uma mentalidade mais estruturada sobre o desporto e o seu corpo».
De referir que o projecto Escola Activa, implementado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, a Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP, a Administração Regional de Saúde do Algarve e as 16 autarquias da região, consiste num conceito integrado de promoção e adesão à actividade física e desportiva nas escolas do 1.º ciclo e Pré-escolar da região, com o objectivo de melhorar a qualidade e a quantidade da prática dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.
