rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812

«Aleitamento materno – Uma resposta vital também nas emergências» em destaque na SMAM 2009

image

A ARS Algarve, IP, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e o Hospital de Faro participam, de 5 a 11 de Outubro de 2009, nas comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2009. As Conselheiras em Aleitamento Materno da região dinamizam acções de sensibilização e de aconselhamento em aleitamento materno nos concelhos da região, apelando o tema à necessidade de preparar os planos de emergência de forma a Proteger, Promover e Apoiar o Aleitamento Materno.

image

Durante as situações de emergência (terramotos, cheias, incêndios, pandemias, etc) os lactentes e crianças pequenas fazem parte dos grupos mais vulneráveis, que mais facilmente adoecem por doença ou má nutrição. Os lactentes amamentados estão mais protegidos nestas situações.

O aleitamento materno é uma fonte de água potável e alimento adequado para os lactentes e crianças pequenas – está disponível instantânea e gratuitamente, proporciona uma protecção activa contra a doença, contribui para a manutenção da sua temperatura corporal e promove a sua segurança junto da mãe.

As mães precisam de se sentir protegidas e de ter acesso prioritário a comida, água, abrigo e local para amamentar. Deve-lhes ser facilitado o apoio de aconselhamento em aleitamento sempre que necessário.

As Violações do Código Internacional de Marketing dos Substitutos do Leite Materno e subsequentes resoluções da OMS são parte integrante dos protocolos internacionais desenvolvidos pelo Grupo Infant Feeding Emergency que afirma claramente que as doações de substitutos do leite materno, biberões e tetinas não devem ser procuradas nem aceites em caso de emergência.

Programa da SMAM 2009