rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Algarve integra a Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos – European Network of Regions Improving Citizens Health, ENRICH

imagemCelebrou-se nos passados dias 12 e 13 de Junho de 2009 na cidade de Salónica, Região da Macedónia, Grécia, a Conferência da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health), marcada pela adesão formal das regiões da Macedónia (Grécia) e do Algarve (Portugal).

 

 

imagemCelebrou-se nos passados dias 12 e 13 de Junho de 2009 na cidade de Salónica, Região da Macedónia, Grécia, a Conferência da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health), marcada pela adesão formal das regiões da Macedónia (Grécia) e do Algarve (Portugal).

 

 

 

Durante o primeiro dia dos eventos, 12 de Junho, realizou-se uma Conferência que tinha como tema principal a “Segurança dos Pacientes”, onde foram abordados, o estado da arte da “Segurança dos Pacientes” na Europa, os programas de formação e treino em “Segurança dos Pacientes” modelos organizacionais e sistemas de gestão, e exemplos de boas práticas.

 

imagemDurante a Conferência, a Dra. Zoi Kolitsi, membro do Grupo de Trabalho em “Segurança do Paciente” da Comissão Europeia e membro da Rede Europeia para a Segurança do Paciente “EUNetPaS”, destacou a decisão da escolha do tema pela Rede ENRICH, referindo a importância deste assunto para a Comissão Europeia e para a Comissária Europeia da Saúde Androula Vassilou, da qual foi portadora de uma mensagem de felicitações e incentivos.

Durante o dia seguinte, 13 de Junho, decorreu a reunião da Rede, estando presentes, para além do Algarve, as regiões: da Andaluzia (Espanha), da Aquitânia (França), da Toscânia (Itália), da Umbria (Itália), do East Midlands (Reino Unido), de Steiemark (Áustria), da 3.ª Região de Saúde da Macedónia (Grécia). Durante a reunião presidida pela Ministra da Saúde da Andaluzia, Maria Jesus Montero, decorreu à cerimónia de adesão à Rede por parte da 3.ª Região de Saúde da Macedónia e da ARS Algarve, representadas respectivamente por Dimosthenis Adriopoulos e Rui Lourenço.

imagemDepois do discurso de boas vindas proferido pela Conselheira de Saúde da Junta da Andaluzia, Maria Jesus Montero, os responsáveis pela saúde da 3.ª Região de Saúde da Macedónia, Dimosthenis Adriopoulos e pela ARS Algarve, Rui Lourenço, assinalaram o interesse que têm para as suas regiões a participação na Rede ENRICH. Em seguida, o Dr. Eusébio Pacheco, apresentou numa breve comunicação sobre a região de saúde do Algarve, as suas principais características e os seus objectivos para o presente e para o futuro.

Durante a reunião, em que a ARS Algarve esteve representada pelo Conselho Directivo, Dr. Rui Lourenço, Dr. Joaquim Ramalho, Dr. Eusébio Pacheco e pela Directora do Departamento de Estudos e Planeamento, Dra. Ana Cristina Guerreiro, foi discutido e aprovado o plano de trabalho para 2009, e escolhidos os principais temas de trabalho: o combate à obesidade infantil, as desigualdades em saúde, a investigação e inovação em saúde e a segurança dos doentes.

 

imagemAs regiões presentes decidiram ainda reunir o Plenário da Rede “Steering Committee”, duas vezes por ano, incluindo em cada uma delas uma Conferência temática. Decidindo ainda que uma das reuniões realizar-se-á obrigatoriamente em Bruxelas no último trimestre de cada ano, com o objectivo de influenciar de perto as instituições europeias.

 

A rede criada em 2004, constituída pelas regiões da Toscânia (Itália), da Andaluzia (Espanha), do East Midlands (Reino Unido), da Aquitânia (França), da Umbria (Itália), da Malopolska (Polónia), da Valónia (Bélgica), 3.ª Região de Saúde da Macedónia (Grécia), da Alta Saxónia (Alemanha), de Steiermark (Áustria) e do Algarve (Portugal), presidida desde 2009 pela Andaluzia, tendo como vice-presidentes a Tuscânia, a Aquitânia e o East Midlands, conta com um secretariado em Bruxelas, sendo reconhecida pela Comissão Europeia como uma rede activa que visa a partilha de informações e boas práticas, o acompanhamento do desenvolvimento das novas políticas, programas e iniciativas implementadas pela Comissão Europeia no campo da saúde e a concretização de projectos inter-regionais nas áreas concertadas entre regiões. O Algarve tinha participado como região convidada na reunião de Junho de 2008, realizada em Lincoln, East Midlands, dedicada à Obesidade Infantil, com uma delegação composta por Francisco Mendonça, Teresa Sancho e Filomena Horta Correia.

 

A próxima reunião da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health), que decorrerá em Bruxelas, em 17 e 18 de Novembro de 2009, terá como tema principal o Combate à Obesidade Infantil.

Voltar
RSE - Area Cidadão