rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Algarve – uma Região Saudável e Segura

algarve_saudavel.jpgConhecido em todo o mundo como um destino de férias, o Algarve é a região mais meridional de Portugal continental com uma linha costeira de 319 km e a principal região turística de Portugal.

 

 

 

 

 

 

algarve_saudavel.jpgConhecido em todo o mundo como um destino de férias, o Algarve é a região mais meridional de Portugal continental com uma linha costeira de 319 km e a principal região turística de Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

Local de encontro de muitos povos e civilizações, aqui se cruzaram as ricas heranças culturais deixadas por fenícios, cartagineses, romanos, mouros e judeus sefarditas. Castelos, fortalezas, igrejas, ruas estreitas, açoteias, chaminés rendilhadas, são alguns dos marcos que sobreviveram à passagem da história, a própria palavra Algarve provém do nome com que os Mouros denominaram a região «Al-Gharb» que significa o «Ocidente». Nos séculos XIV e XV, o Algarve esteve no centro da idade de ouro dos Descobrimentos, aqui se instalou Henrique, «O Navegador» e a famosa «Escola de Sagres».

 

Distinguido com mais de 3000 horas de sol, céu azul e quilómetros de praias de areia branca, o Algarve tem uma oferta turística de alta qualidade, servida pelo aeroporto internacional de Faro.

 

Com excelentes condições ambientais, praias certificadas com «Bandeira Azul», produtos da terra e do mar, agricultura biológica, peixes, bivalves e crustáceos, produtos DOP e IGP, ecovias e ciclovias, campos de golfe, o Algarve proporciona o desenvolvimento de comportamentos saudáveis para residentes e visitantes, permitindo a alimentação saudável e a actividade física.

 

Possuindo uma Universidade com licenciaturas, cursos de pós-graduação e centros de pesquisa, abrangendo as ciências biomédicas, ciências farmacêuticas, ciências médicas, enfermagem, tecnologias da saúde, psicologia e educação social, o Algarve dispõe de 4 pequenos Hospitais Privados, 2 Hospitais Públicos de cuidados agudos e emergentes, um em Portimão / Lagos (285 camas) e outro em Faro, (500 camas), 4 Centros de Hemodiálise, em Portimão, Faro (2), e Tavira, uma rede de 16 Centros de Saúde, um por cada município, cobrindo toda a região, e um Centro de Medicina de Reabilitação localizado em São Brás de Alportel, para atender cerca de 500.000 habitantes e mais de 5 milhões de turistas anuais.

 

O Algarve dispõe ainda de uma rede integrada de Hospitais e serviços de emergência pré-hospitalar, com 2 Serviços de Urgência Hospitalar, em Faro e Portimão, 4 Serviços de Urgência Básica em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, 3 viaturas de Emergência Médica e Reanimação, 4 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, 1 Helicóptero de emergência médica, e Vias Verdes para triagem, diagnóstico e tratamento de pacientes com enfarte agudo do miocárdio e com acidente vascular cerebral.

 

Esta rede de serviços de saúde é reforçada nos meses de verão com um uma Rede de 32 Postos de Praias destinada a atendimentos de pouca complexidade.

 

Assim o Algarve para além de proporcionar condições climáticas e ambientais de excelência, afirma-se como uma região saudável e segura.

algarve_saudavel.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão