rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Ana Cabecinha, atleta olímpica, é a Madrinha da Escola Activa 2009

imagemAna Cabecinha, nascida em 1984, atleta olímpica do Clube Oriental de Pechão – Olhão, na disciplina de marcha, treinada por Paulo Murta, recordista nacional, melhor marchadora do Ranking Nacional e 8.ª na prova de 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Pequim, é a Madrinha da «Escola Activa 2009».

 

 

imagemAna Cabecinha, nascida em 1984, atleta olímpica do Clube Oriental de Pechão – Olhão, na disciplina de marcha, treinada por Paulo Murta, recordista nacional, melhor marchadora do Ranking Nacional e 8.ª na prova de 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Pequim, é a Madrinha da «Escola Activa 2009».

 

 

  

O projecto Escola Activa a decorrer em toda a região no ano lectivo de 2008/2009 e liderado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, promove como objectivo principal, a Escola como promotora da actividade física, através de estratégias cognitivo – comportamentais envolvendo toda a participação da comunidade escolar.

 

imagem

Desenvolvido pela Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Educação (ESE-UALG) em 2007, o Projecto “Escola Activa”, cria um conceito integrado de promoção e adesão à actividade física, através de estratégias cognitivo- comportamentais, que envolvem a participação da comunidade escolar, das famílias, dos profissionais de saúde e das autarquias. Experimentado no Município de Lagos em colaboração com o Agrupamento nº 1 de Lagos, operacionalizou, durante 2007/2008, no 1º Ciclo uma interdisciplinaridade entre o Professor Titular e o Professor de Actividade de Enriquecimento Curricular – Actividade Física e Desportiva (AEC-AFD), que possibilitou uma aprendizagem facilitadora dos conteúdos cognitivos com aumento da prática de actividade física.

 

Iniciado em toda a região no ano lectivo de 2008/2009, integrado no Programa Regional de Combate à Obesidade, tem o seu auge nos próximos dias 16 e 17 de Junho, nos Encontros Escola Activa, em Lagos e Vila Real de Santo António.

  

A Câmara Municipal de Lagos irá receber no dia 16 de Junho o Encontro Escola Activa – Barlavento Algarvio, enquadrado no primeiro dia do Convívio Final das Actividades Desenvolvidas no 1º Ciclo, que se desenvolvem neste concelho há 7 anos consecutivos. Assim estarão no Estádio Municipal da cidade lacobrigense, escolas dos concelhos de Lagos, Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Silves, Lagoa, Portimão e Albufeira que desenvolvem o Projecto Escola Activa.

 

No Encontro Escola Activa – Sotavento Algarvio que se realiza no dia 17 de Junho, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António irá receber este Encontro no Complexo Desportivo desta cidade, onde estarão presentes as escolas dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim, Tavira, Olhão, Faro, S. Brás de Alportel e Loulé que  desenvolvem o Projecto Escola Activa.

 

O projecto já cativou diversos professores do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas do Algarve e conta com a participação de 2657 alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo e respectivas famílias e técnicos de saúde dos 16 concelhos algarvios. Este número tende a crescer devido à pertinência e necessidade de tratar o problema do sedentarismo/obesidade infantil no Algarve

 

Mais Informações: DREALG

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão