banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_obrigado_covid19
i035812
i035838
previous arrow
next arrow

ARS Algarve e CCDR Algarve promoveram jogo Ludus Med do Projeto Medita na VIII Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira

O jogo educativo Ludus Med, criado pela Administração Regional de Saúde do Algarve no âmbito do Projeto MEDITA – «Dieta Mediterrânica Promove Saúde», esteve em destaque no stand institucional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve na VIII Feira da Dieta Mediterrânica que decorreu em Tavira entre os dias 8 e 11 de setembro de 2022.

Ao longo dos quatro dias do certame, a convite da CCDR Algarve, esteve presente um nutricionista da ARS Algarve a acompanhar a dinamização do jogo Ludus Med e disponível para assegurar qualquer esclarecimento de dúvidas ou questões acerca da Dieta Mediterrânica a todos os visitantes do stand institucional da CCDR Algarve.

O primeiro dia do evento contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que acompanhada pelo Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, pelo Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, pela Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, e das várias entidades regionais e locais presentes, visitaram o stand institucional da CCDR onde tiveram oportunidade de ficar a conhecer o jogo Ludus Med.

De destacar ainda, neste âmbito, a participação do Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, e da Coordenadora Regional do Programa Nacional  de Promoção de Alimentação Saudável do Algarve, Teresa Sancho, no seminário “Saúde, Alimentação e Dieta Mediterrânica”, organizado pela CCDR Algarve, a DRAP Algarve e o Município de Tavira e que juntou, no dia 8 de setembro, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, dezenas de representantes de diversas entidades regionais e nacionais, entre elas, das Universidades do Algarve e do Porto, do Algarve Biomedical Center (ABC) e da Fundação Portuguesa de Cardiologia.  Durante o qual, foi feito o ponto de situação dos estudos e projetos desenvolvidos no contexto do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2018-2021, com o apoio dos Fundos Europeus, designadamente, o Projeto Medita.

O Projeto MEDITA, foi desenvolvido em parceira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, pela Administração Regional de Saúde do Algarve, pela Universidade do Algarve e pelo Servicio Andaluz de Salud da Junta de Andalucia, e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa operacional INTERREG Espanha – Portugal (POCTEP).

Cada parceiro planeou atividades que visam a promoção da saúde de jovens que frequentam as Escolas Secundárias da região do Algarve e Andaluzia, de forma a melhorar os hábitos alimentares e promover o combate à obesidade, de acordo com uma das quatro metas do Plano Nacional de Saúde.

Neste contexto, surgiu o Ludus Med, criado pelo Gabinete de Nutrição do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Algarve, com o objetivo de promover a saúde através do aumento da literacia em Dieta Mediterrânica. Neste sentido, foram concebidos conteúdos, através de 500 questões distribuídas por 12 domínios, em formato digital de modo a privilegiar a comunicação com a população mais jovem.

Com este jogo pretende-se transmitir conhecimentos e proporcionar experiências lúdicas que estimulem as competências necessárias à descoberta, valorização e proteção deste valioso património cultural, a Dieta Mediterrânica, enquanto estilo de vida saudável e ambientalmente sustentável.

A ARS Algarve tem sido responsável pelo desenvolvimento de diversas intervenções nesta área, cujo objetivo visa melhorar o estado nutricional da população, através do aumento do nível de adesão à Dieta Mediterrânica. Uma das vertentes do trabalho desenvolvido tem-se traduzido na produção de materiais de apoio à literacia nutricional e alimentar, como determinante na promoção da sua saúde.

O jogo Ludus Med está disponível na plataforma Google Play Store e é acessível e gratuito para todos os telemóveis Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.magiklabs.g_ludusmed


Profissionais de Saúde do ACeS Sotavento sensibilizaram para a importância da adoção de estilos de vida saudável na VIII Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Sotavento também participou na VIII Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira com um espaço institucional de divulgação de informação sobre projetos da promoção da saúde e estilos de vida saudável desenvolvidos pelo ACeS.

Ao longo dos quatro dias do evento, a equipa de profissionais de saúde do ACeS Sotavento promoveu junto dos participantes um conjunto de ações de sensibilização e atividades lúdicas e pedagógicas, tais como o Jogo da Dieta Mediterrânica, elaborado pelo DSPP da ARS Algarve, e o preenchimento da Pirâmide da Dieta Mediterrânica, elaborada pelo ACeS Sotavento, com a colocação de imagens de produtos alimentares.

No decorrer destas atividades interativas foi ainda distribuído de material informativo onde se destaca a importância deste tipo dieta integrada numa alimentação saudável e na promoção de estilos de vida saudáveis, assim como a visualização do vídeo “Dieta Mediterrânica em Meia Dúzia de Estratégias”, elaborado sob a coordenação técnica do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Algarve, e outras atividades relacionadas com o tema “sustentabilidade”.

Nesta edição, o ACeS Sotavento contou ainda com a colaboração de uma equipa da Direção do Centro Nacional de TeleSaúde e do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde que visou divulgar o Balcão SNS24 junto da população.

De referir que a VIII Feira da Dieta Mediterrânica, organizada pela Câmara Municipal de Tavira, encontra-se inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, tal como as edições anteriores, resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de Dezembro de 2013 em Baku, com a inclusão de Portugal e da sua comunidade representava Tavira, tendo como objetivo fomentar a partilha e valorização dos produtos locais da terra e do mar e transmissão de conhecimentos sobre alimentação e comportamentos e estilos de vida saudáveis.

Voltar
RSE - Area Cidadão