ARS Algarve IP abre processo de inquérito para apurar responsabilidades no falecimento de criança
Comunicado do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP:
Na sequência do falecimento da criança Paulo Rafael Silaghi na passada semana após atendimento na Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve e Centro de Saúde de Portimão, enquanto Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, entendo prestar o seguinte esclarecimento:
1.Neste momento de luto pela morte de uma criança, assim como pela perda de um filho, reconheço solidariamente, como pai que sou, a dúvida e a dor que subsiste na família da criança Paulo Rafael Silaghi na origem desta tragédia.
2.Como é do vosso conhecimento, assumi no passado dia 4 de novembro a presidência do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve. Nesse mesmo dia na sequência da queixa apresentada pela mãe da criança Paulo Rafael Silaghi nos nossos serviços de saúde, mandei de imediato iniciar um processo de inquérito para avaliar todos os factos e as responsabilidades de actuação dos profissionais que tiveram interferência nesta situação, incluindo profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários e/ou hospitalares.
3.O processo de inquérito demorará o tempo necessário para que com ética, cuidado e justiça, se apure a verdade dos factos.
O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve
Dr. João Moura Reis
Faro, 8 de novembro de 2013
