ARS Algarve IP associa-se ao Projeto EQUI-Health Portugal com Formação Piloto em Migração e Saúde
A Administração Regional de Saúde do Algarve, IP é uma das entidades parceiras do Projeto EQUI – HEALTH Portugal «Formação Piloto em Migração e Saúde», promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que visa através de ações de formação criar equipas de saúde dos cuidados de saúde primários para fomentar a reflexão e implementação de novas estratégias para a promoção no acesso e na prestação de cuidados de saúde da população imigrante. As ações de formação dirigidas aos profissionais de saúde da Região do Algarve irão decorrer durante o ano de 2014.
Promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal, com o apoio de diversas entidades parceiras, entre elas a Administração Regional de Saúde do Algarve, o Projeto EQUI-HEALTH tem como objetivo contribuir para a melhoria da resposta dos serviços de saúde às necessidades dos migrantes e outros grupos vulneráveis, através da implementação de uma formação piloto em Migração e Saúde para profissionais de saúde.
As principais finalidades desta formação piloto visam promover um processo consultivo (a nível regional e nacional), criar um produto/kit de formação para replicação e formação contínua, sensibilizar para a relação entre saúde e mobilidade humana, encorajar os profissionais de saúde a pensar como poderão os serviços incorporar a saúde dos migrantes e melhor responder às necessidades deste grupo específico da população, sensibilizar para as questões de saúde física e mental dos migrantes, bem como melhorar o conhecimento dos profissionais de saúde relativamente às implicações da migração na saúde pública.
As ações de formação terão a duração de 3 dias, sendo que uma será dirigida aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde da Região do Algarve. As datas previstas para a realização destas ações serão anunciadas em breve.
Projeto EQUI – HEALTH Portugal «Formação Piloto em Migração e Saúde»:
Módulo I – Migração e o Direito à Saúde
Módulo II – Bem-estar Individual vs Saúde Pública
Módulo III – Competência Intercultural
Entidade promotora:
Organização Internacional de Migrações (OIM)
Parceiros:
Gabinete do Secretário Adjunto do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional
Alto Comissariado para a Imigração e Dialogo Intercultural (ACIDI)
Direção Geral de Saúde (DGS)
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge,
Fundação Calouste Gulbenkian
Administração Regional de Saúde do Algarve
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Administração Regional de Saúde do Norte
Participação:
Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Associação de Promotores de Saúde Ambiente e Desenvolvimento Sócio Cultural (PROSAUDESC)
Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS)
Associação Médicos do Mundo.