rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve IP – Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/Sida de Faro sensibiliza para a prevenção da infeção do VIH/Sida

imagemA Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/Sida de Faro (CAD), do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, I.P., reforça a intervenção junto da comunidade, durante a época de férias (de julho a agosto), com o objetivo de sensibilizar e motivar as pessoas a adoptarem comportamentos que previnam a infeção VIH/SIDA.

 

 

imagemA Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/Sida de Faro (CAD), do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, I.P., reforça a intervenção junto da comunidade, durante a época de férias (de julho a agosto), com o objetivo de sensibilizar e motivar as pessoas a adoptarem comportamentos que previnam a infeção VIH/SIDA.

 

 


 

 

Durante a época de férias de Verão, duas Unidades Móveis irão deslocar-se a locais estratégicos na Região do Algarve, como na zona da Oura em Albufeira, na Praça do Mar em Quarteira, na Praia da Rocha, na Lota do Alvor, no Centro Comercial AquaPortimão, no Centro Comercial Continente em Portimão, frente à antiga Câmara Municipal de Lagos e, ainda, na Concentração de Motards de Faro, com vista à realização de rastreios e promoção de atividades de aconselhamento e detecção precoce da infeção VIH.

Nas intervenções, é oferecido o aconselhamento e a realização do teste rápido de detecção da infeção VIH. O teste é anónimo e gratuito, e o resultado é entregue ao próprio após 30 minutos. É ainda distribuído de forma gratuita, material informativo, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

dscn2361_dmlcs_aquaportimo.jpgA equipa de profissionais do CAD reforça a importância da realização deste tipo de campanhas, principalmente nesta época do ano, ocasião em que as pessoas poderão «estar mais abertas para a aventura e a correr riscos», aproveitando para lembrar alguns princípios:

– Utilizar o preservativo em todas as práticas sexuais e com todos os parceiros;

– O preservativo é o único meio de prevenção eficaz contra as infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o VIH, desde que bem colocado e retirado;

– Uma pessoa infectada pelo VIH, pode sentir-se bem e não saber que está infetada.

Regras básicas para utilização do preservativo:

Guardar os preservativos num local fresco e seco e utilizá-los dentro do prazo de validade. Não guardar o preservativo num local ao sol.

Nunca utilizar um preservativo que já foi utilizado anteriormente;

Nunca empregar vaselina ou outros lubrificantes gordurosos, empregar apenas lubrificantes à base de água;

Abrir a embalagem do preservativo com o maior cuidado, pelo picotado indicado. Não abrir o preservativo com as unhas ou com os dentes;

Ter o cuidado de premir a ponta do preservativo para retirar o ar antes de o desenrolar sobre o pénis em ereção;

Não desenrolar o preservativo antes de o colocar sobre o pénis;

– Colocar o preservativo sobre o pénis em ereção antes de qualquer contacto genital.

unidade_movel_cad_2011_2.jpgPara quem não tiver preservativos, as Unidades Móveis que irão circular pelo Algarve e o CAD disponibilizam preservativos gratuitamente e sempre que solicitados.

O Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/Sida de Faro (CAD) funciona de forma gratuita e anónima, na Rua Brites de Almeida, nº 6, 3º Esq.º, com o seguinte horário:

2ª, 4ª e 5ª feira: 9 h às 12 h e das 14 h às 17h 30,

3ª feira: 9h às 17h 30,

6ª feira: 9h às 12 h.

Não é necessário marcação prévia.

A equipa do CAD do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, I.P. em parceria com outras Instituições, nomeadamente, a  Universidade do Algarve, o Centro Comercial Continente de Portimão, Centro Comercial Aqua Portimão, Autarquias) e organizações (Associação para Planeamento da Família, Movimento de Apoio à Problemática da SIDA), efetuam ao longo do ano intervenções em prevenção e detecção precoce junto da população, com Unidades Móveis.

 

Consultar: pdf_64x64.pngCalendário dos Rastreios nas Unidades Móveis – Julho a Setembro na Região do Algarve

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão