rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve IP comemora Semana Europeia do Teste VIH 2014

ARS Algarve IP comemora a Semana Europeia do Teste VIH de 21 a 28 de novembro e a 1 de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2014

A Semana Europeia do Teste VIH coordenada pelo «HIV in Europe»*, tem como objetivos aumentar o número de pessoas que conhecem o seu estatuto serológico para a infeção pelo VIH/SIDA e reduzir o número de pessoas diagnosticadas tardiamente.

O tema da semana europeia, «Fale sobre o VIH. Faça o teste!», visa incentivar o diálogo, encorajar as pessoas em geral e as populações mais vulneráveis à infeção a solicitarem o teste e garantir o alargamento da deteção precoce a estas populações.

30 a 50% dos 2,3 milhões de pessoas a viver com o VIH na Europa, desconhece ser seropositiva. Destas, cerca de 50% são diagnosticadas tardiamente, o que atrasa o seu acesso ao tratamento.

Quando as pessoas desconhecem o seu estatuto serológico face ao VIH têm uma maior probabilidade de transmitir a infeção a outras pessoas. Assim, metade ou mais das novas infeções têm origem em pessoas a viver com VIH que ainda não foram diagnosticadas e que, por isso, desconhecem os possíveis riscos de transmissão.

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP associa-se a estas comemorações, com a realização do Dia do Teste VIH nas Unidades de Saúde dos ACES:


Na Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, no Hospital de dia de Medicina, será reforçada a realização do teste VIH, durante toda a Semana Europeia do Teste.

De referir que as Unidades Móveis da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da ARS Algarve IP (DICAD) e da Associação para o Planeamento da Família (APF) também realizarão testes VIH, durante estas comemorações:

  • No dia 29 de novembro, das 10h às 22h, no Centro Comercial Continente de Portimão. (Unidade Móvel do DICAD)
  • No dia 6 de dezembro, das 11h às 23h, no Centro Comercial Acqua Portimão. (Unidade Móvel do DICAD)
  • Em Faro e Olhão, a APF(Associação para o Planeamento da Família), em colaboração com a ARS Algarve IP, irá realizar intervenções com a Unidade Móvel nos seguintes locais:

Para qualquer informação sobre as intervenções da Associação para o Planeamento da Família poderá contactar a Sede da APF Faro através do telefone: 289863300.

Nos Centros de Saúde e Unidades Móveis, estará um enfermeiro disponivel para prestar aconcelhamento e realizar os testes rápidos e gratuitos, cujo resultado estará disponível em 30 minutos.

Estas atividades permitirão reforçar a intervenção em deteção precoce da infeção VIH, que habitualmente é realizada nas Unidades de Saúde/ACES da região, na Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve e com unidades móveis junto da população em geral e das populações mais vulneráveis.Serão realizados testes rápidos gratuitos, cujo resultado estará disponível em 30 minutos.

Para além da realização do teste VIH, durante esta semana será efetuado um reforço da distribuição de preservativos e de material informativo nas Unidades de Saúde e na comunidade.

*A Semana Europeia do Teste VIH, é coordenada pelo “HIV in Europe” e apoiada por mais de 15 organizações internacionais, incluindo a UNAIDS, o European AIDS Clinical Society e o AIDS Action Europe, conta com o envolvimento e a participação de membros da sociedade civil, profissionais de saúde e decisores políticos de mais de 56 países, incluindo Portugal.

ARS Algarve IP
Voltar
RSE - Area Cidadão