rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve, IP disponibiliza 32 Postos de Saúde de Praia no âmbito do Plano de Verão

postospraia3.jpgA ARS Algarve, I.P., no âmbito do Plano de Verão 2010, disponibiliza entre 1 de Julho e  15 de Setembro, 32 Postos de Saúde de Praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.

 

 

postospraia3.jpgA ARS Algarve, I.P., no âmbito do Plano de Verão 2010, disponibiliza entre 1 de Julho e  15 de Setembro, 32 Postos de Saúde de Praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.

 

 

 

Conhecido em todo o mundo como um destino turístico, o Algarve recebe anualmente mais 5,5 milhões de turistas, nacionais e estrangeiros, 2,9 milhões dos quais como hóspedes de estabelecimentos hoteleiros, gerando mais de 15 milhões de dormidas e assumindo-se como umas das principais regiões turísticas do país.

 

posto_praia7.jpgEntre Julho e Agosto, é procurada por milhões de turistas, nacionais e estrangeiros, dos quais cerca de dois milhões visitam a região durante o mês de Agosto. Foi a pensar no bem-estar e na segurança de todos aqueles que visitam a região que nasceu o Plano de Verão, implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP com o objectivo de reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve, para permitir que a assistência a todos os que nos visitam seja célere, eficaz, eficiente e de qualidade.

 

O elevado número de pessoas que se encontram na região algarvia durante esta época do ano, faz com que a prestação de cuidados de saúde assuma particular relevância, uma vez que para além de responder às necessidades dos que residem permanentemente na região, torna-se necessário responder às necessidades de todos aqueles que a visitam, proporcionando-lhes os melhores cuidados de saúde possíveis.

 

Iniciado em 1979, o programa com a denominação «Plano de Emergência», funcionava com sete postos de praia. Em 1991 passou a designar-se «PAMVA», e a partir de 2001 foi adoptado o «Plano de Verão». Tendo como referência os Planos de Verão de anos transactos e as necessidades identificadas para o ano de 2010, irão ser instalados 32 postos de saúde de praia em todos os concelhos do litoral algarvio e será reforçado o funcionamento das unidades de saúde que prestam cuidados de urgência e atendimento à doença aguda.

 

posto_praia6.jpgOs postos de saúde de praia funcionarão 10 horas diárias (10h às 20h), com início a 1 de Julho e término a 31 de Agosto, excepto 13 postos que se prolongam até 15 de Setembro.

 

O número de atendimentos nos postos de praia tem aumentado de ano para ano, tendo-se registado entre Julho e Setembro de 2009 cerca de 35 mil ocorrências.

 

Normalmente, o atendimento realizado nestes postos de praia responde a problemas de saúde que poderão ser resolvidos no local ou devidamente encaminhadas, em caso de necessidade, para uma instituição de saúde mais adequada.

 

Pequenos acidentes, nomeadamente, traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares, e indisposições resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

 

postospraia4.jpgA acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente, bem como a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efectuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras) são os critérios para escolha da localização dos diversos postos de praia, ouvidos os pareceres das Autoridades Marítimas, Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

 

As próprias autarquias, percebendo a importância deste tipo de intervenção nas praias, têm vindo a solicitar de ano para ano uma maior presença dos profissionais de saúde nas respectivas praias.

 

Estes Postos de Praia funcionam com base num protocolo entre a ARS Algarve IP e a Cruz Vermelha Portuguesa, sendo da responsabilidade desta o apoio logístico, o recrutamento dos enfermeiros e a gestão dos postos de praia.

 

mapa_postos_praia_2010.jpgNo ano de 2010, os recursos afectos aos postos de praia serão ainda potenciados pela ligação telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, passando este a dispor de mais este recurso em caso de necessidade.

 

O Algarve conta ainda com uma rede de emergência pré-hospitalar dotada de 4 ambulâncias SIV, sedeadas em Lagos, Quarteira, Tavira e Castro Marim, 3 viaturas médicas de emergência e reanimação em Portimão, Albufeira e Faro e 1 Helicóptero do INEM sedeado no heliporto de Loulé. A Rede de Urgência Hospitalar dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e 2 Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro.

 

O Plano de Verão 2010, coordenado pela ARS Algarve IP conta com a colaboração das seguintes entidades: Governo Civil de Faro, CCDR Algarve, Região Turismo Algarve, INEM, Autoridades Marítimas e Portuárias, Corporações de Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e autarquias.

 

O Plano de Verão desempenha um papel fundamental para a qualificação da região como um destino seguro e saudável, contribuindo para a competitividade da economia da região.

Consultar: Flyer Informativo – Postos de Praia 2010

postospraia3.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão