Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve IP presente na II Reunião anual da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos em Bruxelas

imagem

O papel das Redes de Saúde na Europa, foi o tema da Conferência Anual da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health) que se realizou no dia 21 de Outubro, em Bruxelas, no Comité das Regiões da União Europeia.

 

imagem

O papel das Redes de Saúde na Europa, foi o tema da Conferência Anual da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health) que se realizou no dia 21 de Outubro, em Bruxelas, no Comité das Regiões da União Europeia.

 

Realizou-se nos passados dias 20 e 21 de Outubro Bruxelas, Bélgica, a II Reunião anual da Rede de Regiões Europeias para a Melhoria da Saúde dos Cidadãos (ENRICH – European Network of Regions Improving Citizens Health) de 2010, e a Conferência «Health Network in Europe: the ENRICH experience» organizada pela ENRICH – Network.

 

Durante o dia 20 de Outubro decorreu a II Reunião Anual da ENRICH – Network de 2010, em que participaram as regiões representadas na Rede. A Comunidade Autónoma da Andaluzia, em nome do Secretariado apresentou o Programa de Actividades para 2011 e os desenvolvimentos realizados na Webpage.

 

imagem

Durante a 1.ª parte da reunião foi feito um ponto da situação das áreas de trabalho comuns às várias regiões: Segurança do Paciente; Peso saudável e AIR Project. Durante a 2.ª parte da reunião foi aprovada o plano de trabalhos para o ano de 2011 e escolhida a cidade de Florença para a I Reunião Anual de 2011 da ENRICH – Network, em data a designar.

 

Durante a Reunião a delegação da Aquitânia, França, informou as restantes regiões da realização de uma iniciativa conjunta entre o Groupe Galilée, o Conselho Regional da Aquitânia e a Comissão de Saúde da Associação das Regiões de França, intitulada «Vers un Renouveau des Soins Primaires», que se realizará nos dias 10 de Dezembro de 2010, 10 de Março e 10 de Junho de 2011, em Paris, e que contará com vários peritos internacionais. Por proposta da ARS Algarve IP, Portugal participará na sessão de 10 de Março com a apresentação da reforma portuguesa dos cuidados de saúde primários a decorrer desde 2005.

 

No dia 21 de Outubro, numa sala do Comité das Regiões da União Europeia, decorreu a Conferência «Health Network in Europe: the ENRICH experience». Durante amanhã, foram debatidas as Desigualdades em Saúde e a Segurança do Paciente, com a participação da Agência para a Saúde e Consumidores, Eurohealthnet, da DG- Sanco, do European Patient´s Forum e das regiões da Aquitânia, Algarve e Andaluzia que apresentaram comunicações nestas áreas.

 

imagem

Durante a tarde foi abordado o tema, Peso saudável, com a participação da Eurohealthnet, da Plataforma Landmark Europe/WFA, e apresentadas Boas Práticas das regiões Andaluzia, Sachsen-Anhalt e Algarve.

 

Durante a reunião, o Algarve apresentou as seguintes comunicações: «Health Inequalities: immigrants and infant mortality», Mariana Almeida; «Patient Safety in Algarve», Elena Noriega; «Active School: a two year experience».

  imagem

A rede criada em 2005 em Florença é constituída pelas regiões da Toscana (Itália), da Andaluzia (Espanha), do East Midlands (Reino Unido), da Aquitânia (França), da Umbria (Itália), da Malopolska (Polónia), da Valónia (Bélgica), 3.ª Região de Saúde da Macedónia (Grécia), da Drama-Kalava-Xanthi (Grécia) da Alta Saxónia (Alemanha), de Steiermark (Áustria) e do Algarve (Portugal), presidida desde 2009 pela Andaluzia, tendo como vice-presidentes a Toscana, a Aquitânia e o East Midlands, conta com um secretariado em Bruxelas, sendo reconhecida pela Comissão Europeia como uma rede activa que visa a partilha de informações e boas práticas, o acompanhamento do desenvolvimento das novas políticas, programas e iniciativas implementadas pela Comissão Europeia no campo da saúde e a concretização de projectos inter-regionais nas áreas concertadas entre regiões.

 

A I Reunião Anual de 2010 da ENRICH – Network realizou-se no Algarve na cidade de Portimão.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão