rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve IP presente no 18º Congresso Português da Obesidade

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP esteve presente no 18 º Congresso Português da Obesidade, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, que decorreu em Aveiro nos dias 24 a 26 de outubro de 2014, com a apresentação de um poster eletrónico onde foram apresentados os resultados do estudo sobre a «Prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças do pré-escolar do concelho de Faro usando três critérios de definição».

O estudo, realizado entre outubro e novembro de 2013, englobou 211 crianças com idades compreendidas entra os 3 e os 6 anos de idade de todas as pré-escolas da rede pública do concelho de Faro. Os resultados de prevalência de baixo peso, peso normal, excesso de peso e obesidade, foram apresentados utilizando as três referências de interpretação do crescimento das crianças: Task Force Internacional Obesidade (IOTF), World Health Organization (WHO) e Center for Disease Control and Prevention (CDC).

Após análise dos dados recolhidos, os autores do estudo constataram que existe uma baixa prevalência de obesidade em crianças do pré-escolar no concelho de Faro, comparativamente com outras regiões do país. De acordo com os autores, estes resultados bastante positivos refletem o trabalho das múltiplas intervenções desenvolvidas ao longo dos últimos anos pela Administração Regional de Saúde do Algarve em parceria com outras instituições e entidades regionais na prevenção da obesidade infantil na Região.

O Poster foi apresentado pela Nutricionista do Departamento de Saúde Pública e Estudos e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Dra. Teresa Sancho, uma das autoras do estudo. Durante a apresentação, sob a moderação da Prof. Doutora Carla Rêgo, pediatra especialista em Obesidade Infantil, foi destacado o excelente trabalho desenvolvido pela Região de Saúde do Algarve ao longo dos últimos anos no combate à obesidade infantil.

De referir que o resumo deste estudo será publicado em breve na edição online da Revista Portuguesa de Cirurgia.

Consultar:  Poster – Prevalence of overweight and obesity among preschool children from Faro using three definition criteria

Mais informações sobre o 18º Congresso Português de Obesidade, clique aqui.

Voltar
RSE - Area Cidadão