ARS Algarve, IP presente no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde na Ualg
O trabalho desenvolvido pelos profissionais da ARS Algarve no âmbito do projecto do Núcleo de Apoio à Criança e Jovens em Risco do Centro de Saúde de Loulé e no Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da infecção do VIH/Sida foram apresentados no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu entre 5 e 7 de Fevereiro na Universidade do Algarve.
O trabalho desenvolvido pelos profissionais da ARS Algarve no âmbito do projecto do Núcleo de Apoio à Criança e Jovens em Risco do Centro de Saúde de Loulé e no Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da infecção do VIH/Sida foram apresentados no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu entre 5 e 7 de Fevereiro na Universidade do Algarve.
Sob o mote «Experiências e Intervenções», o I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde organizado pela Universidade do Algarve, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA), juntou cerca de 500 participantes de várias nacionalidades desde portugueses, de várias regiões do Brasil e de Espanha, sobretudo das universidades de Huelva, Sevilha, Granada e Complutense de Madrid.
O Congresso começou a 5 de Fevereiro com a Sessão Oficial de abertura a decorrer no grande auditório do Complexo de Gambelas da Universidade do Algarve, presidida pelo Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Dr. João Guerreiro, pelo Prof. Dr. Saul Neves de Jesus, Coordenador da Comissão Organizadora do Congresso, pelo Prof. Dr. Eusébio Pacheco, Vogal do CD da ARS Algarve,IP, pelo Presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, Dr Manuel Rezende, pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Dr José Pais Ribeiro e pelo Dr. Ludgero Sequeira da Fundação para o desenvolvimento da Ualg.
O evento contou com uma comissão científica de cerca de 30 especialistas portugueses e brasileiros, sendo que durante os três dias foram apresentadas mais de 400 comunicações pretendendo-se contribuir para o desenvolvimento da Psicologia da Saúde, respectivamente em Portugal e no Brasil, permitindo desta forma uma maior partilha das experiências, conhecimentos e das intervenções realizadas no domínio da Psicologia da Saúde em ambos os países.
«Os Comportamentos de risco e infecção pelo VIH/Sida nas mulheres que recorreram ao CAD de Faro» e «Maus-tratos no Concelho de Loulé: Estudo da Prevalência do Abuso Sexual nas Crianças Acompanhadas pelo Núcleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde de Loulé» foram os temas dos trabalhos da ARS Algarve apresentados pela Dra Fátima Vidinha do CAD e pela Dra Marta Chaves da Silva do Núcleo de Apoio à Criança e Jovens em Risco do CS Loulé, durante o Simpósio sobre «Qualidade de Vida, Estilos de Vida e Violência de Género» que decorreu no dia 5 de Fevereiro no Complexo Pedagógico da Universidade do Algarve em Gambelas.
Além dos trabalhos da ARS Algarve, o Simpósio, moderado pelo Prof. Dr. Eusébio Pacheco da Universidade do Algarve, contou com a participação da Dra Alda Martins que falou sobre os «Estilos de vida de estudantes do ensino superior», da Dra Andreia Pacheco que abordou a questão da «Qualidade e estilos de vida de estudantes universitários» e do Dr. Nuno Murcho que realizou uma apresentação sobre a «Avaliação da aplicação de um programa de promoção do bem-estar no trabalho para enfermeiros».
No âmbito do congresso foram atribuídos três prémios, patrocinados pela Administração Regional de Saúde do Algarve, nas seguintes categorias: Melhor trabalho do Congresso; Melhor investigador jovem do congresso; Prémio luso-brasileiro de investigação em Psicologia em Saúde.
Os autores dos trabalhos premiados foram anunciados no último dia do Congresso, 7 de Fevereiro durante a sessão de encerramento, tido sido os prémios entregues pelo Dr Rui Lourenço, Presidente da ARS Algarve,IP:
Prémio Melhor Trabalho do Congresso:
Dra. Ana Paula Amaral
Dr. Hugo Amaro
Dra. Adriana Coler
Dra. Susana Algarvio
Prémio Melhor Investigador Jovem do Congresso:
Dra. Sara Monteiro
Dra. Eva Diniz
Dra. Marta Brás
Dra. Alda Martins
Prémio Luso-Brasileiro de Investigação em Psicologia da Saúde:
Prof. Dr. Saul Neves de Jesus
Mais informações: I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde
