ARS Algarve IP promoveu 1ª Jornadas sobre Contratualização nos Cuidados de Saúde Primários na Região do Algarve
A importância da implementação do processo de contratualização na gestão das unidades prestadoras de Cuidados de Saúde Primários como fator essencial para a melhoria da prestação de cuidados de saúde à população e para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde serviu de mote para as 1ª Jornadas sobre Contratualização nos Cuidados de Saúde Primários na Região do Algarve, organizadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, que juntaram cerca de setenta profissionais da instituição esta quinta-feira, dia 11 de dezembro de 2014, no auditório da Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em Faro, onde partilharam experiências sobre o modelo de contratualização que tem vindo a ser implementado e apresentaram contributos com vista a melhorar a sua aplicação a nível nacional e na Região do Algarve.
No decorrer das apresentações dos intervenientes dos vários painéis e do debate entre os profissionais presentes foram recolhidos um conjunto de contributos com vista à sua integração sob a forma de recomendações para a ação no trabalho e em futuras propostas de melhoria no âmbito do processo de contratualização.
Na sessão de encerramento, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, acompanhado pelos restantes membros do Conselho Diretivo, Dr. Nuno Ramos e Dr. Tiago Botelho, agradecendo a todos os profissionais por «terem correspondido de forma positiva» ao convite da ARS Algarve IP para participarem nesta jornada de trabalho, destacou a importância deste tipo de encontros «mais informais» para esclarecimento de dúvidas e recolha de contributos de todos com vista à optimização dos processos de contratualização e de desempenho assistencial dos Agrupamentos de Centros de Saúde e das respetivas unidades funcionais e consequentemente melhorar a acessibilidade e a prestação de cuidados de saúde à população.
