rastreio retinopatia diabética
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

ARS Algarve IP realiza mais de 100 sessões de rastreios do VIH/sida em 2010

image

O Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção pelo VIH/sida (CAD), do Departamento de Saúde Pública da ARS Algarve IP, realizará mais de 100 sessões de rastreios do VIH/sida durante 2010, possibilitando desta forma ao público tirar dúvidas e obter esclarecimentos sobre a infecção da sida, de forma gratuita, anónima e confidencial, em Centros de Saúde e noutros pontos da região.

image

O Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção pelo VIH/sida (CAD), do Departamento de Saúde Pública da ARS Algarve IP, realizará mais de 100 sessões de rastreios do VIH/sida durante 2010, possibilitando desta forma ao público tirar dúvidas e obter esclarecimentos sobre a infecção da sida, de forma gratuita, anónima e confidencial, em Centros de Saúde e noutros pontos da região.

 

Numa colaboração com o Instituto da Droga e da Toxicodependência IP (IDT), os Serviços Médicos da Universidade do Algarve (Gabinete de Psicologia e de Apoio Psicopedagógico) da Universidade do Algarve, e o Centro Comercial Continente de Portimão, o CAD vai ao encontro dos utentes na região do Algarve, marcando presença com a Unidade móvel durante 24 dias entre Janeiro e Junho para sensibilizar a população para a importância da detecção precoce da infecção e disponibilizar testes rápidos para a detecção do VIH (com resultado em 15 minutos), no recinto da UAlg, efectuando, ainda, mais de 70 sessões de rastreio em oito Centros de Saúde (Aljezur, Lagoa, Lagos, Silves, Quarteira, Albufeira, Castro Marim, VRSA) dos três Agrupamentos dos Centros de Saúde da região (ACES, Barlavento, ACES Central, ACES Sotavento), e abre também a oportunidade de rastreios uma vez por mês, no Centro Comercial de Continente em Portimão.

 

A sida (síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo VIH (vírus da Imunodeficiência Humana) que ataca o sistema imunitário do organismo, destruindo as suas defesas, tornando a pessoa mais vulnerável a outras doenças.

 

De salientar que qualquer pessoa, independentemente do seu género, idade, orientação sexual ou estado civil, pode infectar-se. O VIH só se transmite através de 3 formas: relações sexuais sem preservativo (sexo oral, vaginal e anal), partilha de seringas, agulhas ou material cortante com sangue infectado e de mãe para filho, durante a gravidez, parto ou amamentação.

 

O vírus VIH não se transmite através de picada de insectos, aperto de mão, abraços e beijos, partilha de pratos, talheres ou copos, uso de casas de banho, conversas ou contactos sociais.

 

Calendário Rasterios VIH/ sida nos ACES do Algarve (Centros de Saúde) 2010

 

Calendário Rasterios VIH/ sida na Universidade do Algarve 2010

 

Calendário Rastreios VIH/ sida no Centro Comercial Continente Portimão 2010

image
Voltar
RSE - Area Cidadão