Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve participa em conferência sobre as TIC e a Saúde

O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Moura Reis, participou, no dia 20 de fevereiro, na Conferência «Problemas e Oportunidades com as TIC», organizada pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

A Conferência, que juntou especialistas da área das tecnologias e da área da saúde pública e privada, foi realizada com o objetivo de abrir debate sobre a transformação do setor da saúde em Portugal e a utilização das novas tecnologias em prol do utente.

Foram abordadas questões como a maturidade das tecnologias da Saúde, Telemedicina, a relevância da relevância da qualidade dos sistemas de informação integrados e o futuro das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Dr. Moura Reis, que participou num debate que juntou dirigentes e representantes das cinco ARS do país, abordou as dificuldades e as soluções encontradas na área das TIC na área da saúde na região do Algarve, destacando a consulta de Dermatologia, o rastreio de Retinopatia e o projeto transfronteiriço «Uma Janela aberta à Família» como áreas onde atualmente estão a ser aplicadas as novas tecnologias para, de forma mais facilitada e à distância assegurar o fluxo de informação entre unidades de saúde.

O dirigente referiu, também, à partilha existente eletrónica de informação clínica entre os pontos da Rede de Urgência/ Emergência, que entre outras vertentes abrange a transferência de doentes dos Serviços de Urgência Básica (SUB) para o Centro Hospitalar do Algarve. Destacou, ainda, as alternativas informáticas em «Open source» disponíveis no âmbito da ARS Algarve, exemplificando com o sistema automatizado de gestão de chamada e fluxos de utentes no Centro de Saúde de Portimão.

Dr. Moura Reis finalizou a sua intervenção falando sobre a intenção de «continuar a promover a elaboração e articulação do plano estratégico dos sistemas de informação na área da saúde», no sentido de «construir e uniformizar os sistemas de informação na área da saúde» e «aumentar a partilha de informação entre os diferentes níveis de cuidados, através da implementação de processos transversais e de mecanismos de integração».

Ecrã no Centro de Saúde de Portimão
Voltar
RSE - Area Cidadão