Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve presente no 11º Congresso Português de Diabetes em Vilamoura

No «maior Congresso de sempre», organizado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, que reuniu 1500 participantes nacionais e internacionais em Vilamoura entre os dias 6 e 9 de março de 2014, a prevenção da diabetes, a promoção de estilos de vida saudáveis, o diagnóstico precoce da doença e a investigação em prol do doente diabético foram os alguns dos temas em destaque.

No decorrer da sessão de abertura, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. João Moura Reis, sublinhou o esforço que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos na Região do Algarve na área dos cuidados de saúde primários, em articulação com os serviços hospitalares, no desenvolvimento de «estratégias para promover a melhoria da qualidade no diagnóstico e acompanhamento dos doentes diabéticos» e, ao mesmo tempo, desenvolver «ações de sensibilização para a prevenção da doença», mais especificamente, em programas e projetos de promoção de estilos de vida saudável junto da comunidade em geral e dos jovens nas escolas em particular.

A título de exemplo referiu que, no âmbito do programa de combate à obesidade infantil na Região do Algarve, foi desenvolvido, em parceria com a Direção Regional de Educação do Algarve e as autarquias, o projeto Escola Ativa com o «objetivo de fomentar a prática desportiva entre os jovens, aliado a uma alimentação saudável».

Realçando a importância de juntar neste tipo de iniciativas de um alargado número de profissionais de saúde para «fomentar a aposta na investigação, inovação e na divulgação dos avanços científicos e técnicos», quer no tratamento quer na prevenção das múltiplas patologias associadas à diabetes, o Presidente da ARS Algarve IP defendeu que «só desta forma, com o contributo de todos, é possível ultrapassar os desafios que a medicina nos coloca» para continuar a «melhorar a prestação dos cuidados de saúde» dos cidadãos.

A sessão de abertura contou com a presença do coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, Dr. José Manuel Boavida, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. José Manuel Silva, e dos Presidentes da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Dr. José Luís Medina e Dr. Rui Duarte.

Mais informações: 11º Congresso Português de Diabetes (http://www.diabetologia2014.com/)

Voltar
RSE - Area Cidadão