Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve,IP disponibiliza Postos de Saúde de Praia e Consulta do Turista

imagem

A ARS Algarve, I.P., no âmbito do Plano de Verão 2008, disponibiliza entre 1 de Julho e 15 de Setembro, 30 postos de saúde de praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.

imagem

A ARS Algarve, I.P., no âmbito do Plano de Verão 2008, disponibiliza entre 1 de Julho e 15 de Setembro, 30 postos de saúde de praia, em colaboração com a Cruz Vermelha, com o objectivo de dar resposta a situações clínicas que poderão ser tratadas no local ou devidamente encaminhadas em caso de necessidade para uma instituição de saúde mais adequada.

 

 

Tendo como referência os Planos de Verão de anos transactos, e as necessidades identificadas para 2008, a ARS Algarve, I.P. para além dos Postos de Saúde de Praia, procedeu ainda ao reforço dos recursos humanos nos Centros de Saúde do Litoral e no Hospital Central de Faro.

 

imagemOs critérios de escolha para a localização deste apoios de saúde nas praias tiveram em conta a acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente, bem como a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efectuados, nº evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras) e ainda a parceria com as capitanias, autarquias e C.C.D.R.Algarve que se pronunciaram sempre favoravelmente nas escolhas efectuadas. Sendo que, as próprias autarquias percebendo a importância deste tipo de intervenção nas praias, têm vindo a solicitar de ano para ano uma maior presença dos nossos profissionais de saúde nas respectivas praias. 

 

Os Postos de Praia funcionarão 10 horas diárias (10h às 20h), com início a 1 de Julho e término a 31 de Agosto, excepto 13 postos que se prolongam até 15 de Setembro.

 

imagem

Este Postos de Praia funcionam com base num protocolo entre a ARS Algarve, I.P. e a Cruz Vermelha Portuguesa, sendo da responsabilidade desta o apoio logístico, o recrutamento dos enfermeiros e a gestão dos postos de praia, sendo o pagamento efectuado pela ARS Algarve, I.P.

 

 

Além disso, a ARS Algarve, I.P. continua a apostar na implementação da «Consulta do Turista», passando este ano a funcionar também no Centro de Saúde de Tavira, além dos outros cinco (Vila Real de Santo António, Loulé/Quarteira, Albufeira, Portimão e Lagos).

 

Iniciada em 2006 no sentido de descongestionar os serviços de urgência dos Hospitais, a «Consulta do Turista» tem alcançado resultados muito positivos tanto da parte dos utentes como dos próprios profissionais de saúde.

 

imagemDurante a época balnear do ano passado, foram realizadas 5 520 consultas do turista nos cinco concelhos onde foi implementado este tipo de atendimento.

 

Assim, este ano a ARS Algarve, IP terá a consulta do turista funcionar em seis concelhos: V. R. S. António, Loulé (Quarteira), Albufeira, Portimão, Tavira, sendo que, o período de funcionamento varia entre as 16.00h/18.00h e as 22.00h/24.00h (todos os dias). No Centro de Saúde de Lagos o horário varia entre as 14:00h/20:00h (dias úteis).

 

De referir que o Plano de Verão, coordenado pela ARS Algarve, I.P., tem como objectivo o reforço da prestação de cuidados de saúde durante o período estival, de forma a permitir que a assistência a todos os que nos visitam seja célere, eficaz, eficiente e de qualidade.

 

O Plano de Verão 2008, coordenado pela ARS Algarve, I.P. conta com a colaboração das seguintes entidades:    Governo Civil de Faro; C.C.D.R Algarve; Região Turismo Algarve; INEM; Autoridades Marítimas e Portuárias; Corporações de Bombeiros; Cruz Vermelha Portuguesa e Autarquias.

Folheto Plano de Verão 2008 – Postos de Saúde de Praia (2,78Mb)

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão