Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

ARS Algarve,IP realiza «Dia do Teste Rápido VIH/Sida» nos Centros de Saúde

imagemA Administração Regional de Saúde do Algarve IP promove no dia 3 de Dezembro o «Dia do Teste Rápido VIH/Sida» em todos os Centros de Saúde da região, sendo esta acção realizada no âmbito da 20ª Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2008, celebrado este ano com o mote «Liderança, Responsabilidade e Acção».

 

imagemA Administração Regional de Saúde do Algarve IP promove no dia 3 de Dezembro o «Dia do Teste Rápido VIH/Sida» em todos os Centros de Saúde da região, sendo esta acção realizada no âmbito da 20ª Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2008, celebrado este ano com o mote «Liderança, Responsabilidade e Acção».

 

 

Tendo sido a iniciativa lançada a nível de todo o País pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, a ARS Algarve IP abraça o desafio, dando aos utentes a possibilidade de no dia 3 de Dezembro, em todos os Centros de Saúde da região, fazerem um teste rápido, cujo resultado está disponível em 20 minutos, ficando o/a utente a conhecer a sua situação perante a infecção VIH/Sida.

 

O teste, disponibilizado das 10h às 13h e das 14h às 16h, é gratuito e anónimo. Não é necessário marcação prévia nem estar em jejum, tendo o/a utente que dirigir-se ao balcão de informação do seu Centro de Saúde para mais indicações.

 

Iniciativas múltiplas

O 20º aniversário do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, dedicado este ano ao tema «Liderança, Responsabilidade e Acção», chama a atenção para a necessidade de se cumprirem os compromissos assumidos para se conseguir atingir até 2010, o acesso universal à prevenção e detecção precoce, ao tratamento, à atenção e apoio das pessoas infectadas e afectadas pela infecção VIH/Sida.

 

À semelhança dos anos anteriores, a ARS Algarve irá promover no âmbito das Comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2008, a realização de várias actividades que chamem a atenção para a necessidade de reforço de intervenções nesta área, sendo a divulgação de materiais informativos na estações da CP, em salas de cinema, em hipermercados, e na Baixa de Faro, contando com a colaboração da ACRAL, só algumas das acções programadas.

 

A ARS Algarve IP, na pessoa do Presidente do Conselho Directivo, Dr. Rui Lourenço, entrega pelas 9h 30, no âmbito do Seminário «Um Novo Desafio, Viver com VIH/SIDA», organizado pelo MAPS no dia 28 de Novembro no Auditório da ESSaF, do prémio ao vencedor do concurso de curta-metragem «Face a face com o preservativo» que decorreu até 31 de Julho do corrente ano, dirigido a alunos dos cursos de Ciências da Comunicação, Design de Comunicação e da Licenciatura de Artes Visuais da Universidade do Algarve, sobre a importância da utilização do preservativo. A proposta vencedora receberá um prémio de 1500 euros, sendo visualizada no decorrer do Seminário.

 

Será feito um reforço da intervenção com as unidades móveis, em várias localidades da região do Algarve, para realização do teste de detecção da infecção e distribuição de material informativo e preservativos. No dia 28 de Novembro estará disponível ao público uma Unidade Móvel em frente à Escola Superior de Saúde 13h-19h. Nos dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro a Unidade Móvel funciona entre as 10 e as 22 horas em frente ao Centro Comercial Continente de Portimão, numa colaboração com o IDT, estando também a unidade Móvel da APF disponível na Baixa de Faro em frente da Caixa Geral de Depósitos, 10h-13h e 14h-18h.

 

Serão ainda colocados laços vermelhos gigantes, símbolo internacional de compromisso com a infecção VIH/Sida, em tela ou placa PVC, em edifícios públicos ou outros, como o Governo Civil em Faro, em Câmaras Municipais, no Centro Comercial Continente de Portimão, em Centros de Saúde e na Universidade do Algarve.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão