Balanço da Actividade de Colheita e de Transplantação de órgãos em 2009 apresentado amanhã

Os dados totais referentes à actividade de colheita e transplantação de órgãos em 2009 serão apresentados amanhã, dia 18 de Março, pelas 10.30h, na sala Museu Macbride do Hospital de Santa Marta, em Lisboa.

Em 2009 Portugal tornou-se, a par com Espanha, líder mundial na actividade de colheita de órgãos, tendo ultrapassado a barreira dos 30 dadores por milhão de habitante.

Este aumento reflectiu-se na área da transplantação de órgãos, com destaque para o transplante renal e consequente redução das listas de espera.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, fará inicialmente uma visita à Unidade de Transplantação Pulmonar deste hospital, onde no último ano foram realizados 11 transplantes de pulmão.