Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Campanha Dador – Salvador do Instituto Português do Sangue foi um sucesso com a recolha de mais de 2 mil unidades de sangue em Agosto

telma_monteiro_sangue_dador_salvador.jpg

A Campanha Dador – Salvador promovida pelo Instituto Português de Sangue, recolheu 2315 unidades de sangue durante o mês de Agosto, em cinco praias nacionais, «mais do dobro das colheitas previstas», de acordo com os dados apresentados esta quinta-feira, 1 de Setembro, pelo Presidente do IPS, IP, Dr. Álvaro Beleza, no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra Laura Ayres no Parque das Cidades Loulé – Faro.

 

 

 

 

telma_monteiro_sangue_dador_salvador.jpg

A Campanha Dador – Salvador promovida pelo Instituto Português de Sangue, recolheu 2315 unidades de sangue durante o mês de Agosto, em cinco praias nacionais, «mais do dobro das colheitas previstas», de acordo com os dados apresentados esta quinta-feira, 1 de Setembro, pelo Presidente do IPS, IP, Dr. Álvaro Beleza, no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra Laura Ayres no Parque das Cidades Loulé – Faro.

 

 

 

 

 

 

ipscampanha2011_2.jpgO Presidente do IPS, no decorrer da conferência de imprensa, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Serúca Emídio, da Vereadora da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Dra Sílvia Madeira, do Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Sr. José Mendes, e do Presidente da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, Sr. Mário Freitas, mostrando-se bastante satisfeito com os resultados alcançados, agradeceu a participação de todos aqueles que se deslocaram às Unidades Móveis para doar sangue e destacou que mais de um terço das pessoas que participaram deram sangue pela primeira vez.

 

«Dos 3006 dadores inscritos na campanha, 914 foram dar sangue pela primeira vez», revelou o Dr. Álvaro Beleza realçando que «a dádiva do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, ajudou ao sucesso da campanha, visto que «as pessoas apreciaram esse gesto e a seguir a esse dia tivemos um crescimento do número de dadores inscritos».

 

ipscampanha2011_3.jpgDas mais de 2 mil unidades de sangue recolhidas a nível nacional, cerca de 735 foram colhidas no Algarve, nas unidades móveis instaladas nas praias de Monte Gordo e Quarteira e no recinto da FATACIL em Lagoa, o que corresponde «ao dobro das campanhas dos anos anteriores, o que nos incentiva a continuar esta campanha no próximo ano», sublinhou o Dr. Álvaro Beleza, agradecendo o empenho e o contributo dos profissionais de saúde, dos autarcas e da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio para o êxito da campanha.

 

Neste âmbito, o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Seruca Emídio, um dos concelhos que recebeu uma unidade móvel, na praia de Quarteira, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos, realçando que «é o resultado de um trabalho de base feito ao longo do tempo com inteligência, com conhecimento e envolvimento da população em geral» e aproveitou para lançar o desafio para que «no futuro se consolide esta iniciativa no Verão, porque com a continuidade iremos obter ainda melhores resultados».

pires_salvador.jpgOpinião partilhada pela Vereadora da autarquia de Vila Real de Santo António, Dra Silvia Madeira, que destacando a importância da presença da Unidade em Monte Gordo, reiterou que «é muito importante continuar com estas campanhas no próximo ano, cada vez mais extensiva e abrangente para que as pessoas se habituem a participar».

Por seu lado, o Presidente da ADSBA, Sr. Mário Freitas, sublinhou a importância do voluntariado, realçando o contributo dos voluntários da ADSBA nesta campanha e na promoção da dádiva de sangue na região.

A terminar o Presidente do IPS, agradeceu também ao surfista Tiago Pires e à judoca Telma Monteiro que se disponibilizaram para dar a cara por esta campanha e aproveitou para avançar «que o IPS está a criar um departamento de voluntariado para que pessoas que estão disponíveis para nos ajudar nesta causa possam, de uma forma voluntária e altruísta, ajudar e trabalhar connosco na promoção de dádiva de sangue».

ipscampanha2011_5.jpgDe referir que esta Campanha decorreu durante o mês de Agosto,  com as Unidades Móveis do IPS em várias praias portuguesas (Carcavelos, Monte Gordo, Quarteira, Figueira da Foz e Póvoa do Varzim, bem como na FATACIL em Lagoa) para efectuar colheitas de sangue e promover a dádiva..

Por outro lado, esta campanha visou também atenuar o défice de colheitas no período estival, visto que, nesta altura do ano, baixam consideravelmente as dádivas de sangue, ao mesmo tempo que crescem as necessidades, como consequência do aumento dos acidentes de viação.

 

 

  

Resultados Finais – Campanha Dador – Salvador 

Local

Inscritos

Colhidos

1ª Vez

Povoa do Varzim

892

613

469

Figueira da Foz

705

550

335

Carcavelos

554

417

24

Monte Gordo

203

166

17

Quarteira

367

311

53

FATACIL

285

258

16

Total

3006

2315

914

  

Mais informações: Instituto Português do Sangue

Campanha Dador – Salvador nas praias de Monte Gordo e Quarteira

 

telma_monteiro_sangue_dador_salvador.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão