Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Campanha «Não dê Férias à Dádiva de Sangue» no Algarve coroada de êxito

imagemO Instituto Português de Sangue, IP (IPS), a ARS Algarve, IP e a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA) realizaram durante o passado mês de Agosto e pelo segundo ano consecutivo a campanha «Não dê Férias à Dádiva de Sangue no Algarve».

 

 

 

 

 

imagemO Instituto Português de Sangue, IP (IPS), a ARS Algarve, IP e a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA) realizaram durante o passado mês de Agosto e pelo segundo ano consecutivo a campanha «Não dê Férias à Dádiva de Sangue no Algarve».

 

 

 

 

 

 

Esta campanha visou:

 

            1 – Proporcionar aos residentes e visitantes do Algarve, durante a época estival, o acesso fácil à dádiva de sangue;

 

            2 – Através de uma campanha promocional exaustiva, que envolveu meios aéreos, outdoors, mupis, imprensa e rádios locais, informar e capacitar os cidadãos no sentido de contribuírem para a satisfação das necessidades de sangue.

 

Foram utilizadas para o efeito 2 Unidades Móveis, uma das quais esteve presente em 10 localidades Algarvias (Vila Real de Santo António, Monte Gordo, Tavira, Olhão, Faro, Quarteira, Albufeira, Armação de Pêra, Portimão e Lagos) e uma outra em Lagoa, na Fatacil, tendo sido realizadas sessões de colheitas de sangue durante todo o período do certame.

 

Estiveram envolvidas mais de meia centena de profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, administrativos e outros técnicos ligados à promoção da dádiva.

 

Membros da Direcção da ADSBA deram um valioso contributo ao longo de todo o projecto, nomeadamente através da angariação de dadores nas localidades onde estiveram estacionadas as UMCS e da sua presença no stand da Fatacil.

 

A presença do IPS e da ADSBA no certame, em espaço mais uma vez cedido gratuitamente pela organização, permitiu realizar junto dos quase 200.000 visitantes uma campanha de informação e consequente sensibilização, tendo sido registada, sobretudo nos últimos dias do certame, uma elevada presença de dadores/colheitas.

 

No conjunto do projecto registou-se, comparativamente com o ano anterior e para o mesmo período de tempo, um aumento de mais de 100% de presenças/colheitas.

 

Constata-se assim que esta iniciativa que teve junto da população local um grande impacto (frases como “deviam voltar mais vezes” ou “deviam fazer isto mais vezes” foram ouvidas frequentemente), merece ser acarinhada, justificando-se a continuação futura da parceria ARS Algarve, IPS e ADSBA (eventualmente em moldes que impliquem um maior número de acções de promoção e de colheitas).

 

Finalmente uma palavra de apreço e de agradecimento às Autarquias envolvidas, ao Centro Hospitalar Barlavento Algarvio (nomeadamente ao Serviço de Imunohemoterapia pelo apoio dado durante a Fatacil), à Direcção da Fatacil, a todos os voluntários envolvidos e ainda uma palavra de enorme gratidão a todos os dadores sem os quais não se justificaria esta campanha.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão