Centro Hospitalar do Algarve
ARS Algarve promoveu sessões de esclarecimento sobre Centro Hospitalar do Algarve com profissionais de saúde e autarcas em Faro e Portimão
Nos dias 20 e 23 de maio, o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve IP realizou sessões de esclarecimento, dirigidas a profissionais de saúde nas unidades hospitalares em Portimão e Faro e autarcas da Região, com o objetivo de apresentar as principais linhas orientadoras que conduziram à criação do Centro Hospitalar do Algarve e esclarecer dúvidas relativamente à nova estrutural organizacional, incentivando e estimulando o diálogo construtivo entre colegas e pares sobre a Saúde na Região.
Juntando várias centenas de profissionais de saúde nos auditórios do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e do Hospital de Faro, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, acompanhado pelo vogal do CD da ARS Algarve, Dr. Miguel Madeira, e os Conselhos de Administração dos hospitais, prestou esclarecimentos sobre a futura reorganização hospitalar, os seus objetivos e ganhos em termos assistenciais e económico-financeiros, em prol da melhoria da prestação de cuidados de saúde à população.
No mesmo âmbito, o Conselho Diretivo da ARS Algarve IP reuniu também com os autarcas do Barlavento e do Sotavento algarvio, visando desta forma informar e responder a eventuais dúvidas e reforçar as ligações interinstitucionais.
De referir que foi publicado em Diário da República, no dia 17 de maio de 2013, o Decreto-Lei nº69/2013, do Ministério da Saúde, que procede à criação do Centro Hospitalar do Algarve, por fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio EPE e do Hospital de Faro EPE. O presente Decreto-Lei entra em vigor a 1 de julho de 2013.