Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Cerimónia de conclusão de curso dos primeiros médicos formados no Mestrado Integrado de Medicina da Universidade do Algarve

Os primeiros vinte e nove estudantes formados no Mestrado Integrado de Medicina da Universidade do Algarve receberam no sábado 15 de março de 2014 a placa comemorativa de conclusão do 1º curso de Mestrado Integrado de Medicina (MIM).

A cerimónia que teve lugar no Grande Auditório do Campus de Gambelas juntou alunos, professores e representantes de diversas entidades regionais e nacionais que têm acompanhado e contribuído para o sucesso deste curso, tendo contado com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, em representação do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, como forma de reconhecimento por todos aqueles que abraçaram o desafio e se empenharam ao longo destes quatro anos na implementação deste curso na Universidade do Algarve.

No decorrer da cerimónia, a Prof. Doutora Isabel Palmeirim, Diretora do Mestrado Integrado em Medicina, traçou uma breve perspetiva sobre o arranque do curso na Universidade do Algarve, sublinhando o empenho e o esforço de todos aqueles que contribuíram para a implementação do curso na Região, nomeadamente, do Prof. Doutor José Ponte e do antigo Reitor da Universidade do Algarve, o Prof. Doutor Adriano Pimpão, como os principais impulsionadores e primeiros rostos deste curso inovador no Algarve. Seguindo-se uma breve intervenção do Presidente do Núcleo de Estudantes do MIM, Dr. João André Oliveira, que aproveitou o momento para agradecer a todos aqueles que acreditaram desce o início que era possível criar um curso de medicina na Região.

Na sua intervenção o Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor António Branco, deu os parabéns aos novos médicos, os primeiros a serem formados na Região do Algarve, desejando a todos as maiores felicidades neste novo ciclo pessoal e profissional e que simbolicamente foi assinalado nesta cerimónia.

Após as intervenções, o Reitor da Universidade do Algarve, acompanhado pelo Prof. Doutor José Ponte, entregou as placas comemorativas do 1º curso de Mestrado Integrado em Medicina a cada um dos estudantes finalistas do curso, seguindo-se um momento musical com a Tuna Académica da Universidade do Algarve.

Sobre o curso de Mestrado Integrado de Medicina da Universidade do Algarve:

No ano letivo 2009/2010 o MIM surgiu, pela primeira vez, na oferta formativa da UAlg. Atualmente, já são 29 os médicos que se formaram nesta instituição e que estão a realizar o Ano Comum em hospitais.

Recorde-se que o MIM da UAlg, muito inspirado nos métodos de formação de países referência na área Médica, como Austrália, Reino Unido e Canadá, é um curso de 4 anos letivos, com 40 semanas cada e está desenhado para formar médicos com um perfil bem definido em três vertentes: Conhecimentos, Atitudes e Aptidões Práticas. A aquisição de conhecimentos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais, discutidos/resolvidos/analisados em grupos de 8 alunos e assistidos por um tutor.

A autoaprendizagem é uma pedra angular deste sistema de formação. Os estudantes não são “ensinados” mas são antes ajudados a aprender num ambiente de equipa que aproveita as sinergias decorrentes das formações prévias dos estudantes.

A aprendizagem das bases da comunicação entre doente e médico, a ética clínica, a aprendizagem das competências para fazer a história clínica, o exame físico do doente, o diagnóstico e o plano terapêutico, fazem-se no contexto da Medicina Geral e Familiar na primeira metade do curso, e posteriormente, no terceiro e quarto ano, em contexto hospitalar.

A formação é também complementada com modelos anatómicos e de simulação clínica desenhados para o efeito, existentes na UAlg, sob a orientação de especialistas clínicos. O curso conta também com seminários todas as semanas, onde são convidados peritos nacionais e internacionais das diversas áreas clínicas.

Mais informações: Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve

Fonte: Universidade do Algarve

Voltar
RSE - Area Cidadão