Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR-Comunidade) no Algarve

Atendendo à evolução epidemiológica da pandemia por COVID-19 em Portugal foi determinada a implementação de Áreas Dedicadas aos Doentes Respiratórios (ADR), quer nas unidades de cuidados de saúde primários (ADR-C), quer nos serviços de urgência das unidades hospitalares (ADR-SU), nos termos da Norma 004/2020 da DGS.

As ADR destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que, pela gravidade dos sintomas, necessitem de observação médica presencial.

O encaminhamento dos doentes para as ADR é feito pelo SNS24 ou pela Unidade de Saúde Familiar / Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados.

Caso seja necessário efetuar o teste de diagnóstico à COVID-19, após receber a respetiva requisição, o doente (ou o seu representante) deve:

  • Contactar telefonicamente o laboratório onde pretende realizar o teste
  • Agendar a realização do teste

Nota: A realização dos testes laboratoriais deverá ser realizada no domicílio ou num dos Postos de Colheita COVID-19 destinados para o efeito, no prazo máximo de 48 horas, após contacto feito pelo doente ou pelo seu representante, e nos termos da Norma 019/2020 da DGS.

A ARS Algarve reforça ainda a importância de que as pessoas que apresentem sintomas respiratórios ou febre, antes de se deslocarem a estas em Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR), deverão, em primeiro lugar, contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) que, após a avaliação, os encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.

 

Pesquise aqui o ADR/Posto de Colheita mais próximo de si

 

Consultar:

 

Rede convencionada de postos de colheita (COVID-19) de apoio específico às Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios nos unidades de cuidados de saúde primários (ADR-Comunidade) do Algarve (atualizado a 27 de janeiro de 2022)

Rede convencionada de postos de colheita (COVID-19) para “Pesquisa de Antigénio do vírus SARS-CoV-2 por imunocromatografia” (testes rápidos TRag de uso profissional com requisição) (atualizado a 27 de janeiro de 2022)

 

COVID – 19 – Comunicados da Autoridade de Saúde Regional do Algarve

 

 

Voltar
RSE - Area Cidadão