rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Criação do Centro Hospitalar do Algarve – uma oportunidade para a Região

O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve IP destaca a importância da criação do Centro Hospitalar do Algarve para a melhoria os cuidados de Saúde na Região. Aprovado em Conselho de Ministros de 17 de abril de 2013, o Centro Hospitalar do Algarve irá integrar as três unidades hospitalares do Algarve (Hospital de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio – Hospital de Portimão e Hospital de Lagos).

A criação do Centro Hospitalar do Algarve vai permitir uma resposta mais adequada aos crónicos constrangimentos do sector da Saúde na Região em termos de recursos humanos, nomeadamente, enquanto medida de reorganização assistencial e de reestruturação dos serviços existentes, favorecendo uma política mais eficiente de rentabilização dos recursos técnicos e humanos e o desenvolvimento de mecanismos de complementaridade assistencial, entre as três unidades hospitalares.

A criação desta nova estrutura organizacional significa uma oportunidade para tornar o Algarve mais autossuficiente em termos de serviços de saúde hospitalares, no sentido de evitar as deslocações de utentes para fora da Região.

Simultaneamente, possibilita uma nova dinamização dos serviços com o reforço das diversas especialidades na área hospitalar, proporcionando uma melhoria significativa, mais rigorosa e mais eficiente a nível da gestão em termos de centralização de compras que permitirão ganhos em economia de escala.

Ao reforçar a articulação da actividade assistencial dos hospitais, conseguir-se-á uma potenciação da eficiência e a racionalização da gestão dos escassos recursos disponíveis na Região, particularmente dos recursos humanos, com vantagens na acessibilidade dos doentes a cuidados de saúde de qualidade.

 

imgars_news_0.png
Voltar
RSE - Area Cidadão