rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Cuidados de saúde na comunidade em foco nas «Jornadas sobre as UCC, Um Universo entre Mãos» em Tavira

imagem

A partilha de experiências de trabalho em equipa no seio da comunidade é o grande objetivo das «Jornadas sobre as UCC», intituladas «Um Universo entre Mãos», programadas para 10 e 11 de novembro no auditório do Hotel Porta Nova, em Tavira, numa organização da UCC Talabriga (Tavira) em conjunto com as mais de dez Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) na região do Algarve. 

 

imagem

A partilha de experiências de trabalho em equipa no seio da comunidade é o grande objetivo das «Jornadas sobre as UCC», intituladas «Um Universo entre Mãos», programadas para 10 e 11 de novembro no auditório do Hotel Porta Nova, em Tavira, numa organização da UCC Talabriga (Tavira) em conjunto com as mais de dez Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) na região do Algarve. 

 

 

 O trabalho efetuado neste novo modelo, criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes, tendo como missão prestar cuidados de saúde junto à população, proferindo apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário, aproximando ainda mais os serviços de saúde primários aos utentes e garantindo uma maior eficácia e qualidade através do sistema de intersubstituição dos profissionais, numa articulação da equipa da UCC e as restantes equipas funcionais.

 

Algumas das temáticas a abordar durante os dois dias das «Jornadas sobre as UCC, Um Universo entre Mãos», abrangem áreas como a eficiência e excelência, pró-atividade e ação, sinergias e espiritualidade no cuidar, sendo os cuidados na comunidade na ótica do cuidador outro tema a destacar.

 

A realidade da diabetes será ainda mais outro tema neste evento, contando com a presença no dia 11 de novembro do Coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, Dr. José Manuel Boavida.

 

No âmbito das Jornadas, alusivas ao contributo das Unidades de Cuidados na Comunidade para as novas realidades em saúde, o ACES Sotavento, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, e em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, organiza um Concurso de fotografia «Um Universo entre Mãos», em colaboração com o Gabinete do Cidadão, Relações Públicas e Comunicação da Administração Regional de Saúde do Algarve IP e com a Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA). A data limite de entrega das fotografias foi prolongada até 31 de outubro de 2011.

Os objectivos do concurso fotográfico são: sensibilizar para a importância das parcerias comunitárias para a obtenção de ganhos em saúde, valorizar a proximidade dos cuidados de saúde em contexto comunitário, sublinhar a importância da corresponsabilização do individuo no seu processo de saúde/ doença, e desenvolver a criatividade no âmbito da fotografia.

 

Podem participar neste concurso, que conta com o apoio da autarquia tavirense e da Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA), todos os fotógrafos amadores ou profissionais (maiores de 18 anos), estando vedada a participação aos elementos da comissão organizadora do concurso e aos membros do júri.

 

Atualmente no Algarve encontram-se em funcionamento 11 UCC’s: a UCC de Faro, a UCC Infante em Lagos, a UCC Sto António de Arenilha em Vila Real de Sto António, a UCC Olhar + em Olhão, a UCC Alportellus em São Brás de Alportel, a UCC Talabriga em Tavira, a UCC Dunas em Portimão, a UCC Rio Arade em Silves, a UCC Gentes de Loulé, a UCC Al-Buhera em Albufeira e, a UCC D’Alagoa em Lagoa.

 

imagemPrograma «Jornadas sobre as UCC, Um Universo entre Mãos»

 

imagemRegulamento Concurso de Fotografia «Um Universo entre Mãos»

 

imagemCartaz «Jornadas sobre as UCC, Um Universo entre Mãos»

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão