Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Curso de Medicina na Universidade do Algarve em Setembro de 2009

primeiroministro_eng_jose_scrates.jpg

O Primeiro-ministro, Eng. José Sócrates acompanhado pela Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. José Mariano Gago, anunciou esta quinta feira, 24 de Julho a abertura da Faculdade de Medicina na Universidade do Algarve no ano lectivo 2009/2010. O novo Curso de Medicina terá uma forte componente prática através do contacto directo entre estudantes e utentes nos Centros de Saúde e nos hospitais da região, baseando-se no modelo de Problem Based Learning.

primeiroministro_eng_jose_scrates.jpg

O Primeiro-ministro, Eng. José Sócrates acompanhado pela Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. José Mariano Gago, anunciou esta quinta feira, 24 de Julho a abertura da Faculdade de Medicina na Universidade do Algarve no ano lectivo 2009/2010. O novo Curso de Medicina terá uma forte componente prática através do contacto directo entre estudantes e utentes nos Centros de Saúde e nos hospitais da região, baseando-se no modelo de Problem Based Learning.

 

Congratulando a Universidade do Algarve e a região algarvia pelo avanço conseguido em termos de concretização e aprovação do novo Curso de Medicina, o Primeiro-ministro, Eng. José Sócrates, durante a sessão que decorreu no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, sublinhou a importância de um curso de «qualidade» que possa trazer um novo dinamismo à região em termos académicos e uma evolução na área médica que terá repercussões também a nível nacional.

 

O curso de Medicina, aprovado em Conselho de Ministros esta quinta-feira e após recomendação da Comissão Internacional de Avaliação do Ensino Superior de Medicina, terá uma duração de quatro anos, na sequência de um 1º ciclo de três anos de licenciaturas em ciências relacionadas com a saúde como a Bioquímica e a enfermagem.

 ministra_da_sade_dra_ana_jorge_primeiroministro_eng_jos_scrates_ministro_da_cincia_tecnologia_ensino_superior_dr_mariano_gago.jpg

O Curso de Medicina da Universidade do Algarve, criado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, é «inovador no nosso País em termos pedagógicos», segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. José Mariano Gago, no sentido do processo de selecção permitir a entrada de «alunos já licenciados numa das ciências relacionadas com a saúde», num modelo pedagógico em regime tutorial experimental baseado em estudos de casos clínicos e ensino da medicina clínica e familiar praticado nos Centros de Saúde, no Hospital de Faro e no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio através de protocolos estabelecidos com a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP e as respectivas entidades hospitalares.

 

Com a inserção dos alunos diante de uma componente prática em meios de Saúde será criada uma «nova dinâmica para estas instituições de saúde, proferindo um reconhecimento das competências dos profissionais de Saúde, estimulando assim ainda mais o âmbito de trabalho e incentivando os tutores, de forma a contribuir para um «aprofundamento de ciências» e dando um «ênfase» ao contacto «fundamental para quem pratica medicina» entre o utente e o profissional de saúde, realçou a Ministra da Saúde.

 ministra_da_sade_dra_ana_jorge.jpg

O curso para licenciados, introduzido pelo Decreto‑Lei n.º 40/2007, de 20 de Fevereiro, destina-se aos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos que assegure um adequado nível de conhecimento nas áreas de formação de base do futuro médico, permitindo assim a realização do curso de Medicina num período de tempo mais curto do que outros cursos actualmente.

 

O objectivo é permitir a entrada entre 30 a 40 alunos por ano que serão preparados para a prática da medicina desde o início do internato, conseguindo-se através da criação do novo curso impulsionar e alargar as áreas de investigação no âmbito da saúde no Algarve e ainda criar novas condições para uma maior fixação dos médicos na própria região.

O Coordenador do curso de Medicina, o Professor José Ponte, com experiência do método PBL (Problem Based Learning) a nível nacional há mais de 35 anos e mais recentemente do King´s College, confirma que esta forma de ensino baseada em estudos clínicos desafia o aluno a resolver problemáticas reais ao juntar a teoria e a prática num só momento.

Sendo o contacto directo e prático com os utentes nos serviços de saúde do Algarve, Centros de Saúde e Hospitais um dos pontos fulcrais do novo Curso de Medicina, os estudantes terão grande parte da sua aprendizagem nos Centros de Saúde e nos serviços hospitalares onde vão poder seguir os clínicos mais dedicados e experientes, ficando com uma competência prática de consultas, de interacção com os utentes e de intervenção médica, de forma diária, tornando-se capazes de acompanhar de forma adequada e eficaz os pacientes.

 coordenador_do_curso_de_medicina_dr_jose_ponte.jpg

Existem actualmente cursos de medicina na Universidade dos Açores (ciclo básico), na Universidade da Beira Interior, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na Universidade da Madeira (ciclo básico), na Universidade do Minho, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, também da Universidade do Porto.

 

A apresentação do novo Curso de Medicina na Universidade do Algarve contou ainda com a presença da Sra. Governadora Civil de Faro, Dra. Isilda Gomes, o Reitor da Universidade do Algarve, o Professor Dr. João Guerreiro, o Presidente da ARS Algarve,IP, Dr. Rui Lourenço e o Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Dr. António Rendas.

primeiroministro_eng_jose_scrates.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão