Daniel Sampaio apresenta Colóquio «Pais vs Filhos – Problemas, desafios e seu futuro no campo da saúde mental» em Loulé

coloquio_daniel_sampaio.jpgO Professor Daniel Sampaio apresenta o Colóquio «Pais vs Filhos – Problemas, desafios e seu futuro no campo da saúde mental» no dia 9 de Fevereiro pelas 18 horas na sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Loulé no Edifício Engº Duarte Pacheco. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

Promovida pela Casa da Primeira Infância em colaboração com o Projecto ECOS do Programa Escolhas, a sessão encontra-se inserida no programa de comemorações dos 65 anos de existência e serviço à infância e família da Casa da Primeira Infância.

A par do colóquio, será também prestada homenagem à fundadora da instituição, Maria José Soares Cabeçadas, com quem Prof. Daniel Sampaio tem laços familiares, e à sua histórica directora, Catarina do Carmo Pinto Farrajota, que completou 60 anos de funções directivas.

daniel_sampaio.jpgPsiquiatra, ensaísta, escritor, professor catedrático, Daniel Sampaio formou-se em Medicina, em 1970. Obteve o Doutoramento em Medicina, na Especialidade de Psiquiatria, em 1986. Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, responsável da disciplina de Psiquiatria 1, do 4º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa, e coordenador do Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria.

Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar Sistémica, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979).

Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência. Tem organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Criou uma nova Unidade para Jovens em Risco no mesmo Hospital.

Tem participado activamente na Comunicação Social nos últimos 15 anos, através da co-autoria de programas de televisão (“Verdes Anos” e “Conversa Privada”), ou pela participação em programas de rádio (Renascença e Rádio Clube Português), e ainda na imprensa (Notícias Magazine e Pública).

A publicação das suas obras tem suscitado interesse notório na sociedade portuguesa desde a sua estreia, em 1978, com “Droga, Pais e Filhos” e o seu percurso garante-nos que estará atento e participante na evolução das relações familiares no século XXI.

Cartaz do Colóquio

Fonte: Câmara Municipal de Loulé