rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Mundial da Diabetes 2014

Unidades de cuidados de saúde primários do Algarve promovem ações de sensibilização para assinalar o Dia Mundial da Diabetes sob o lema «Começar o dia com um pequeno-almoço saudável»

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de novembro, dia em que nasceu o cientista Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriu a insulina em 1921. É a maior campanha a nível mundial de consciencialização sobre a diabetes, liderada pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) e todas as associações que a compõem.

Esta data foi criada em 1991 pela IDF conjuntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. Tornou-se, em 2007 o dia oficial das Nações Unidas, após consagração da Resolução 61/225, tendo como principal objetivo alertar para a problemática da doença e sensibilizar a população sobre a importância da adoção de estilos de vida saudável para a prevenção da diabetes.

«Vida saudável e diabetes» é o tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes para o triénio 2014-2016 para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. As principais mensagens da campanha visam promover escolhas saudáveis e incentivar decisões informadas sobre o que se come. O foco especial este ano é colocado na importância de começar o dia com um pequeno-almoço saudável.

O Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve IP – Nutrição, associa-se à data com a divulgação de um folheto informativo intitulado «Começar o dia com um pequeno-almoço saudável», produzido no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, com alguns conselhos sobre quais os melhores e mais saudáveis alimentos para um bom pequeno-almoço.

Folheto Informativo DSPP ARS Algarve IP – Nutrição: Começar o dia com um pequeno-almoço saudável

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, as diversas unidades de cuidados de saúde primários dos Agrupamentos de Centros de Saúde da Região do Algarve promovem um conjunto de ações de sensibilização sobre a diabetes destinadas à população em geral. Consulte aqui as várias atividades:

 

imgars_news_1.png
Voltar
RSE - Area Cidadão