rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Mundial da Higiene das Mãos

«Salve vidas: lave as mãos»: Campanha da higiene das mãos, precauções básicas e resistências aos antimicrobianos – 5 a 9 de maio

A campanha da OMS destaca em 2014 a importância da higiene das mãos no combate e prevenção da disseminação da resistência aos antimicrobianos.

À semelhança dos anos anteriores, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através do desafio: «SAVE LIVES: Clean Your Hands global campaign» promove a realização de atividades junto dos profissionais de saúde para melhoria da prática de higiene das mãos, contribuindo desta forma para a prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde em hospitais, nos Cuidados de Saúde Primários, nas Unidades de Cuidados Continuados e em todos os locais onde se prestem cuidados de saúde.

No âmbito desta Campanha, a OMS convidou os hospitais a participarem em dois estudos de prevalência:

– O estudo de prevalência da antibioticoterapia profilática cirúrgica;

– A monitorização dos 5 microrganismos alerta/problema, mais relevantes em cada Hospital.

As duas unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve, EPE aderiram à realização dos dois estudos. Os resultados destes estudos, serão apresentados em duas sessões que decorrerão em simultâneo no dia 5 de maio nos auditórios das unidades de Faro e Portimão e com início marcado para as 12:00 horas.

Sob o tema «A higiene das mãos na prevenção das resistências aos antimicrobianos», estas sessões visam sensibilizar a comunidade hospitalar para a problemática das multirresistências antimicrobianas, apresentar os resultados do estudo de prevalência de profilaxia antibiótica cirúrgica, bem como os resultados da campanha para a higiene das mãos, as sessões contam com as intervenções do médico Rui Pereira e da enfermeira Ana Dora Veiga, em Faro, e com as apresentações dos médicos Domitília Faria, Juan Rachadell e da farmacêutica Paula Campos, em Portimão.

Para além desta sessão de esclarecimento, ao longo de toda a semana decorre uma ação de comunicação online direcionada para os profissionais das unidades de saúde através da disponibilização diária, nas plataformas virtuais, de mensagens importantes relativas aos principais momentos de higienização das mãos.

Entre os dias 5 e 9 de maio, vai estar ainda patente para o público no hall principal das unidades de Faro e Portimão uma exposição de materiais de comunicação oficiais relembrando os principais momentos de higienização das mãos.

A dinamização destas iniciativas está a cargo da Comissão de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos.

No mesmo âmbito, nos três Agrupamentos de Centros de Saúde da Região, os Grupos de Coordenação Local estão igualmente a desenvolver atividades junto dos profissionais de saúde.

ACES Central:

– Está a ser aplicado a todos os profissionais de saúde um questionário para avaliação dos seus conhecimentos sobre a higiene das mãos;

– Estão a ser realizadas sessões formativas destinadas aos profissionais de Centros de Saúde. Estas sessões são complementadas com a prática de higienização das mãos por participantes, incluindo a avaliação da sua correta execução. É ainda apresentado um poster com os resultados obtidos no estudo piloto realizado neste ACES.

A 30 de abril foi realizada a sessão no Centro de Saúde de Albufeira e a 7 de maio será realizada no Centro de Saúde de Loulé (das 10h às 12h).

ACES do Sotavento:

– Será colocada uma nota informativa sobre o tema da Campanha nos computadores dos profissionais de saúde.

– Nos diferentes locais de trabalho, será reforçada a colocação de cartazes sobre a higiene das mãos.

ACES do Barlavento:

Será realizada uma sessão no dia 7 de maio no Centro de Saúde de Portimão, onde se irá proceder à cerimónia de adesão de três novas Unidades de Saúde (Portimão, Monchique e Vila do Bispo) à Campanha Nacional de Higiene das Mãos.

DGS assinalou Dia Mundial da Higiene das Mãos:

O dia 5 de maio de 2014 foi assinalado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), com uma sessão dirigida a todos os profissionais de saúde envolvidos nesta Campanha, onde para além de serem apresentados os resultados do 5º ano de avaliação em Portugal e partilhadas experiências de várias instituições, foi lançada a Campanha Nacional das Precauções Básicas que integrará igualmente esta estratégia.

O Evento decorreu no Auditório do Edifício Tomé Pires, no Infarmed, para consultar as apresentações, clique aqui: http://www.dgs.pt/em-destaque/dia-mundial-da-higiene-das-maos-2014.aspx

DGS: Material de implementação da Campanha de Precauções Básicas – 2014:

Apresentação “5 de maio de 2014: Call to Action”

Poster “Os seus 5 momentos para a higiene das mãos: Cuidados aos doentes com cateter urinário”

Checklist para planeamento das atividades

Atividades a serem desenvolvidas nas Unidades de Saúde

Poster 5 momentos

Fundo para o ambiente de trabalho

 

campanha_maos_2014.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão