rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio assinalado em Faro com sessão «Investigar, informar e intervir para melhor prevenir» na Universidade do Algarve

Sob o lema «Investigar, informar e intervir para melhor prevenir» a sessão promovida pela Direção Geral da Saúde e a Sociedade Portuguesa de Suicidologia em colaboração com a Universidade do Algarve e a Administração Regional de Saúde do Algarve, para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio esta quarta-feira, 10 de setembro de 2014, reuniu mais de uma centena de participantes no Anfiteatro Professora Teresa Gamito na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, no campus de Gambelas.

Integrada no conjunto das atividades comemorativas do aniversário dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde que se celebra no dia 15 de setembro de 2014, esta iniciativa realizada no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental, contou com a participação do Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção Geral da Saúde, Dr. Álvaro de Carvalho, do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, Prof. Dr. Jorge Costa Santos, da Diretora do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, Prof. Alexandra Reis, da Prof. Cláudia Carmo do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, da Prof. Inês Rothes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, da Enf. Maria Pedro Erse da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e do Padre José da Cunha Duarte da paróquia de São Brás de Alportel, entre outros profissionais de saúde, da educação, das autarquias, das forças de segurança e do setor social.

A sessão começou com a apresentação das linhas gerais e estratégicas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio 2013 – 2017 pelo Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção Geral da Saúde, Dr. Álvaro de Carvalho, que aproveitou o momento para traçar uma breve perspetiva sobre a evolução da taxa de suicídio nos últimos anos no País e por Região, quais os principais fatores de risco e comportamentos suicidas e o seu impacto na Saúde Pública.

O papel dos profissionais de saúde na prevenção dos suicídios, a prevenção de atos suicidas em adolescentes, o papel dos porteiros sociais na prevenção do suicídios e a prevenção de comportamentos suicidas em meio escolar, foram alguns dos temas abordados nos trabalhos apresentados no decorrer da sessão que pretendeu promover a reflexão sobre a necessidade de implementação de estratégias comuns que contribuam para reforçar a articulação entre todos os parceiros da comunidade de modo a identificar e sinalizar os principais fatores de risco e comportamentos suicidas na sociedade e assim prevenir os suicídios e melhorar a prestação de cuidados de saúde, o acompanhamento e o apoio adequado a esta problemática.

 

Mais Informações:

Direção Geral da Saúde

Sociedade Portuguesa de Suicidologia

Voltar
RSE - Area Cidadão