Dia Mundial da Saúde dedicado à prevenção da Hipertensão no Algarve
Profissionais de saúde da ARS Algarve promoveram várias ações dirigidas à população nos dias 7 e 8 de abril na Região, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2013, com o intuito de sensibilizar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis para prevenir a hipertensão e melhorar desta forma os índices de sobrevivência.
Atividades no ACES Barlavento:
«-Tensão +Saúde» nos Centros de Saúde de Portimão e de Silves
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, o ACES Barlavento, promoveu nos Centros de Saúde de Portimão e Silves, no dia 8 de abril, o evento «-Tensão +Saúde».
Dirigido aos utentes seniores dos Centros de Saúde de Portimão e de Silves, esta atividade teve como principal objetivo dar a conhecer as causas e consequências da hipertensão, e, simultaneamente, promover hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de atividade física, de acordo com os objetivos propostos pela OMS para Dia Mundial da Saúde 2013, que é reduzir o número de enfartes do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Além da promoção da saúde e bem-estar, através da confraternização entre utentes e profissionais de saúde, no decorrer desta atividade, organizada pela URAP e as UCSP dos Centros de Saúde de Portimão e Silves, pretendeu-se ainda promover um ACES inclusivo, com a humanização dos serviços e a promoção do restabelecimento dos contactos sociais.
Projeto «ACESso a Brincar, Saúde a Ganhar» em Lagoa
O ACES do Barlavento promoveu no dia 8 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, no Centro de Saúde de Lagoa a segunda fase do projeto «ACESso a Brincar, Saúde a Ganhar» junto dos alunos e professores das turmas do 2º ano da Escola EB1 de Lagoa.
Este projeto tem como objetivo a promoção do acesso aos serviços de saúde e de uma cidadania responsável.
A metodologia pedagógica utilizada é de intervenção grupal através da simulação lúdica onde são dados a conhecer aos nossos pequenos utentes os serviços que disponibilizados, a forma como os podem requisitar e as funções dos profissionais que integram as equipas de saúde.
Estas visitas são complementadas com espaços de reflexão visando a promoção da saúde e cidadania na escola, na família e na sociedade.
Este projeto conta com a colaboração das USCP, UCC d’Alagoa, URAP e Gabinete do Cidadão do Centro de Saúde de lagoa, da Escola EB1 de Lagoa e dos Bombeiros Voluntários de Lagoa.
UCC Rio Arade associou-se às Comemorações dos Dias Mundiais da Atividade Física e da Saúde em Silves
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade de Silves, do ACES Barlavento, participou nas comemorações do Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, promovidas pela Câmara Municipal de Silves, no dia 8 de abril, com o objetivo de sensibilizar a população para a prática da atividade física e a adoção de estilos de vida saudáveis.
As atividades, dirigidas a toda a população, dinamizadas pela autarquia no âmbito da Rede Social em parceria com o ACES Barlavento através do Centro de Saúde de Silves e do Instituto Jean Piaget, decorreram junto ao complexo das Piscinas Municipais de Silves, onde a equipa de profissionais da UCC Rio Arade esteve presente na Unidade Móvel de Saúde a promover uma ação de sensibilização sobre alimentação saudável.
Simultaneamente, no exterior, os alunos do Instituto Jean Piaget realizaram diversos rastreios, entre os quais tensão arterial e índice de massa corporal.
Por outro lado, e no âmbito da atividade física, foi ainda realizada uma aula de zumba fitness, seguida de uma marcha/corrida de 5 km.
Atividades no ACES Sotavento:
UCC Talabriga informa sobre doenças cardiovasculares em Tavira
No dia 7 de abril, a equipa multidisciplinar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, do ACES Sotavento, assinalou o Dia Mundial da Saúde, no centro comercial Tavira Gran Plaza, com uma ação de sensibilização dirigida à população sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.
No decorrer da ação, desenvolvida no âmbito do projeto «Dias Comemorativos/Literacia em Saúde» da UCC Talabriga, foram preparados e apresentados menus com variedades de sopas e alternativas saudáveis para o dia-a-dia, com vista a incentivar a comunidade tavirense a aderir à Dieta Mediterrânica e a adotar uma alimentação mais saudável.
Os profissionais de saúde identificaram alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na comunidade e incentivaram a população para à prática de exercício físico regular.
