Dia Mundial sem tabaco dedicado aos jovens
«Rompe com a teia da publicidade ao tabaco» é o desafio que lança a OMS para o Dia Mundial sem Tabaco no dia 31 de Maio deste ano, sendo esta mensagem dirigida às pessoas mais jovens para reduzir os efeitos nocivos do fumo de tabaco.
«Rompe com a teia da publicidade ao tabaco» é o desafio que lança a OMS para o Dia Mundial sem Tabaco no dia 31 de Maio deste ano, sendo esta mensagem dirigida às pessoas mais jovens para reduzir os efeitos nocivos do fumo de tabaco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o facto de «a maioria das pessoas começaram a fumar antes dos 18 anos de idade», tendo um quarto deste grupo começado já antes dos 10. A OMS sublinha que a «publicidade directa ou indirecta ao tabaco, juntamente com outras estratégias de marketing desenvolvidas pela indústria tabaqueira, incentiva os jovens a provar o tabaco pela primeira vez, aumentando desta forma vez a probabilidade de os transformar em consumidores regulares».
Em resposta a esta «ameaça aos jovens», a campanha do Dia Mundial sem Tabaco de 2008 destaca a seguinte mensagem:
«Uma das formas mais eficazes que os países podem adaptar para prevenir que os jovens não comecem a fumar e se tornem fumadores regulares, é prohibir todas as formas de publicidade deirecta ou indirecta ao tabaco, incluindo os produtos de tabaco e o patrocínio por parte da indústria tabaqueira a qualquer evento ou actividade».
