Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Direção Regional de Educação do Algarve distinguiu escolas algarvias com Galardões da Escola Ativa 2010/2011

galardoes_escola_activa_2011_3.jpgCerca de 140 escolas algarvias receberam, na quarta-feira, 19 de Outubro de 2011, o Galardão da Escola Ativa, distinção atribuída pela Direção Regional de Educação do Algarve, no âmbito do Projeto Escola Ativa, premiando desta forma as escolas que mais se envolveram no projeto, através de ações e atividades levadas a cabo durante o ano lectivo 2010/2011 com o objectivo de fomentar a atividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças da região.

 

 

galardoes_escola_activa_2011_3.jpgCerca de 140 escolas algarvias receberam, na quarta-feira, 19 de Outubro de 2011, o Galardão da Escola Ativa, distinção atribuída pela Direção Regional de Educação do Algarve, no âmbito do Projeto Escola Ativa, premiando desta forma as escolas que mais se envolveram no projeto, através de ações e atividades levadas a cabo durante o ano lectivo 2010/2011 com o objectivo de fomentar a atividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças da região.

 

 

 

                                                                                                                         

galardoes_escola_activa_2011.jpgApós a sessão de abertura, no auditório da Direção Regional de Educação do Algarve, presidida pelo Diretor Regional de Educação do Algarve, Dr. Alberto Almeida, que aproveitou o momento para agradecer o empenho de todos os profissionais envolvidos na dinamização e implementação do projeto nas várias escolas da região, o Coordenador Regional do Projeto Escola Ativa, Prof. Eduardo Fernandes, traçou um breve balanço do trabalho desenvolvido pelas escolas da região no decorrer do ano lectivo 2010/2011 no âmbito da implementação do projeto, salientando o crescente número de docentes e alunos envolvidos na diversas atividades e formações desenvolvidas ao longo do ano. De seguida, o Prof. Ângelo Graça, do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, apresentou a nova «Plataforma Escola Ativa» na internet, que no decorrer deste ano lectivo irá funcionar como instrumento de monitorização e ligação entre os vários agrupamentos, escolas e professores envolvidos no projeto.

 

galardoes_escola_activa_2011_4.jpgDurante a cerimónia de entrega dos galardões, que contou com a presença do Diretor – Adjunto da DREAlg, Dr. Carlos Nunes e do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, de representantes dos 47 agrupamentos de escolas dos 16 concelhos algarvios, das autarquias, e restantes entidades que integram o Projeto Escola Ativa, foram distinguidas 143 escolas da região com a atribuição de uma Bandeira (Platina, Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com a pontuação obtida, tendo em conta as acções e actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo) e material desportivo, tendo sido premiadas 6 escolas com o Galardão Platina, seguindo-se 23 escolas com o Galardão Ouro, 51 escolas com o Galardão Prata e 63 escolas com o Galardão Bronze, distribuídas pelos 16 concelhos algarvios.

 

galardoes_escola_activa_2011_2.jpgDe destacar que no ano lectivo de 2010/2011, verificou-se um aumento significativo do número de alunos inscritos no Projeto Escola Ativa, passando de cerca de 20 mil alunos para cerca de 31 150, englobando 47 Agrupamentos de Escolas, quase a totalidade das escolas do Algarve, dos 16 concelhos.

 

O Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, na sua intervenção, na sessão de encerramento, começou por agradecer a todos os técnicos e professores que se encontram no terreno diariamente a trabalhar com as crianças e que têm contribuído para o êxito do projeto ao longo deste últimos anos

 

Reconhecendo «estar muito orgulhoso ter participado desde o início neste projeto», o Dr. Rui Lourenço salientou a importância da parceria já antiga entre a saúde e a educação no desenvolvimento do mesmo e que permitiu «colocar como prioridade regional» questões que estavam ligadas à alimentação saudável e atividade física no combate à obesidade infantil.

 

galardoes_escola_activa_2011_6.jpgRecordando que este projeto é já considerado «uma boa prática europeia», tendo sido apresentado a nível europeu no ENRICH (European Network of Regions Improving Citizens Health) e distinguido a nível nacional com o 1º Prémio do Hospital do Futuro em 2009, o Presidente da ARS Algarve IP destacou a importância desta estratégia de combate à obesidade infantil ter conseguido aliar intervenções na área da promoção da alimentação saudável  e atividade física como «aspectos centrais da prevenção primária» e desta forma contribuir para «uma vida mais saudável no futuro».

 

galardoes_escola_activa_2011_5.jpgEmbora reconhecendo as actuais circunstâncias de dificuldades que o país atravessa, o Presidente da ARS Algarve IP, desafiou «os mais novos a continuarem este trabalho», sublinhando que «esta continua a ser uma prioridade nacional e europeia, estando mesmo inscrita numa estratégia europeia de  promoção da alimentação saudável e a actividade física como forma de combater e prevenir a obesidade e que tem dado resultados», dando como exemplo, os estudos do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial da Saúde (European Childhood Obesity Surveillance Initiative), COSI Portugal,divulgados em Julho deste ano, que registaram que a prevalência de obesidade infantil no Algarve desceu mais de 14 pontos percentuais de 2006 a 2008, colocando a região com a taxa mais baixa em termos de excesso de peso, pré-obesidade e obesidade face às restantes regiões do país.

 

O Projeto Escola Ativa surgiu no âmbito do Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve através da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg, é implementado pela Direção Regional de Educação do Algarve, a Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal IP, a Administração Regional de Saúde do Algarve IP e as 16 autarquias da região, consiste num conceito integrado de promoção e adesão à atividade física e desportiva nas escolas do 1.º ciclo e Pré-escolar da região, com o objectivo de melhorar a qualidade e a quantidade da prática dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.

 

Consultar:pdf_64x64.png Apresentação dos Galardões Escola Activa 2010/2011 – Prof. Eduardo Fernandes – Coordenador  Regional do Projeto Escola Ativa

 

Ver Vídeo de Apresentação do Projecto Escola Activalogo1_escolaactiva.png

Mais informações: Projeto Escola Ativa

 

galardoes_escola_activa_2011_3.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão