Doença por Vírus Ébola: DGS divulga informação destinada a viajantes, profissionais e serviços de saúde
Um surto de Doença por Vírus Ébola decorre na África Ocidental desde há alguns meses, afetando até ao momento a Guiné-Conacry, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.
É uma doença grave, muitas vezes fatal e para a qual não existe tratamento específico.
A infeção resulta do contacto direto com líquidos orgânicos de doentes (tais como sangue, urina, fezes, sémen). A transmissão da doença por via sexual pode ocorrer até 7 semanas depois da recuperação clínica. Não se transmite através de contactos casuais em locais públicos com pessoas que pareçam não estar doentes, ao manusear dinheiro e compras, em piscinas, pelos mosquitos ou através do ar.
A doença inicia-se após 2 a 21 dias da exposição ao vírus.
O risco para os países europeus é considerado baixo. Como tem sido sublinhado, em países como Portugal, os recursos existentes permitem evitar ou reduzir o risco de transmissão de casos de infeção.
Tendo em atenção o princípio da precaução, as Autoridades Portuguesas, incluindo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, aconselham os cidadãos a viajar para estes países apenas em caso de absoluta necessidade.
Os sítios da internet quer da Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) quer da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (www.secomunidades.pt) contêm informações permanentemente atualizadas nas respetivas áreas de intervenção, incluindo conselhos a viajantes.
Do mesmo modo, estão disponíveis a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) para esclarecimentos complementares, bem como a linha telefónica do Gabinete de Emergência Consular (961706472 ou 217929714), que funciona em permanência para situações de urgência ocorridas no estrangeiro.
- No caso de ter estado nos últimos 21 dias num país afetado pelo vírus Ébola
- Ou se esteve nos últimos 21 dias em contacto com um doente com doença por vírus Ébola
- E se tiver febre superior a 38ºC de início súbito, deve ligar para 808 24 24 24
- Refira sempre os locais onde esteve nos últimos 21 dias
Para mais informações: Direção Geral da Saúde: Informação destinada a viajantes, profissionais e serviços de saúde